Rui Car
11/03/2019 08h17

Fake News sobre “Diabo do Carnaval” envolve Pouso Redondo

Imagem do suposto acidente aconteceu no Alto Vale

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na madrugada do dia 03 de março de 2019, a escola de samba paulista Gaviões da Fiel entrou no sambódromo – em São Paulo – com uma comissão de frente encenando a “luta entre o bem e o mal” com o demônio vencendo Jesus.

 

Aproveitando-se do barulho que a apresentação causou nas redes sociais, alguns sites começaram a inventar notícias relacionadas ao assunto com o claro objetivo de ganhar visitação.

 

O primeiro site a publicar esse “furo jornalístico” foi o Top Five TV. Esse site é o mesmo que inventou, por exemplo, aquela notícia afirmando que um idoso ganhador da mega sena teria sido morto asfixiado pela vagina da namorada.

 

 

O texto do Top Five TV usa para ilustrar essa fake news uma foto de um carro escuro todo amassado (e não queimado), mas basta uma rápida busca na web para descobrirmos que essa imagem é de um acidente fatal ocorrido em maio de 2018, em Pouso Redondo (SC).

 

Quanto ao conteúdo da “reportagem” em vídeo, o que chama a atenção logo de cara é que o carro nas filmagens é diferente do usado para ilustrar a matéria. É que os criadores de fake news pegaram uma reportagem de outro acidente não fatal – ocorrido em fevereiro de 2018 em São Paulo – e fizeram uma montagem para esconder detalhes da reportagem original.

 

(…)

Ao levar para avenida enredo sobre tabaco, Gaviões da Fiel apresentou comissão de frente considerada ofensiva por evangélicos Foto: Miguel Schincariol / AFP
Justen Celulares