Rui Car
07/01/2021 14h18 - Atualizado em 08/01/2021 08h59

Estado reativa unidade prisional em Ituporanga que vai receber apenas mulheres

Com a reabertura da instituição no Alto Vale, que tem capacidade para 62 internas, Santa Catarina deixa de ter unidades prisionais mistas

Assistência Familiar Alto Vale
Unidade Prisional Avançada de Ituporanga (Foto: Divulgação / SAP)

Unidade Prisional Avançada de Ituporanga (Foto: Divulgação / SAP)

Delta Ativa

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) reativam nesta quinta-feira (7), a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Ituporanga.

 

A instituição vai receber apenas mulheres. Desta forma, Santa Catarina deixa de ter unidades prisionais mistas, o que é considerado um marco para o setor pelo diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos.

 

“A reativação da UPA foi integralmente realizada pelos operadores do sistema, o que demonstra a qualidade dos nossos policiais penais e o comprometimento com a segurança dos catarinenses. Trabalhamos para cada vez mais oferecer dignidade no cumprimento da pena e condições para que internos e internas tenham condições de buscar a sua reabilitação social e econômica”, destaca.

 

A UPA de Ituporanga tem capacidade para receber 62 internas e parte das vagas já começou a ser ocupada. Toda a operação de transferência das internas foi realizada pelo Núcleo Operações Táticas (NOT) de Lages, com apoio dos Grupos de Escolta de Mafra, Blumenau, Itajaí e Tijucas.

 

No total, a unidade recebeu investimento superior a R$ 700 mil, que foram usados na reforma da estrutura física, na compra de equipamentos e instalação de mobiliário para atender áreas administrativas, operacionais e locais de convívio das internas.

 

A unidade tem ainda scanner corporal, equipamento que, segundo o Deap, reforça a segurança, uma vez impede que visitas entrem na unidade com algum objeto ilícito no corpo. “A reativação da unidade atende uma importante demanda da região”, observou o gerente regional do Médio Vale do Itajaí, Cleverson Drechsler, que também responde pela região.

 

O secretário de Administração Prisional em exercício, Edemir Alexandre Camargo Neto, enfatiza a união de esforços de todos os setores do governo do Estado para ativar a unidade.

 

“Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, conseguimos manter os processos de gestão da SAP. Prova disso é a reativação da UPA que supre algumas demandas: abre vagas nas unidades masculinas, permite um atendimento mais adequado às necessidades das internas e, por fim, extingue as unidades mistas em SC”.


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares