Rui Car
24/03/2020 10h08

Enfermeiros temem coronavírus: ‘Medo de não voltar pra casa’

Profissionais da saúde se afastaram das famílias enquanto estão na luta contra o coronavírus, para garantir a segurança dos familiares, assim como da população.

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: G1

Fonte: G1

Delta Ativa

“Enquanto muitas pessoas estão reclamando de ficar em casa, nosso maior medo, como profissionais da saúde, é não termos a chance de voltarmos para os nossos lares. Por isso, agora, precisamos acatar essas formas de prevenção. É pelo bem coletivo”, diz a coordenadora de enfermagem Bruna Silva Ferreira Masi, de 35 anos. A profissional atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarujá, no litoral de São Paulo, e junto com a sua equipe resolveu promover uma campanha de conscientização nas redes sociais.

 

A enfermeira trabalha na Upa Rodoviária, local que, segundo explica, tem atendimento diário entre 800 a mil pacientes. “Quando começaram a surgir os casos suspeitos de coronavírus, nossa rotina mudou muito. Já atendemos muitas pessoas com o sintoma da doença. Todos que eram de grupo de risco da nossa equipe foram afastados e, pela segurança das nossas famílias resolvemos nos separar por um tempo. Não vejo meus filhos, de sete e doze anos, desde então. Se eu pegar a doença, quero ter certeza que eles estão bem. Todos fizemos isso, estamos abrindo mão de tudo nesse momento, pelo bem de todos”, conta Bruna.

 

Mesmo lidando com a saudade, a profissional resolveu deixar os filhos com os avós. Ela e o marido só pretendem ter contato com as crianças quando a situação melhorar. “É uma doença muito séria e muitas pessoas ainda não entenderam isso, o que é o mais preocupante”, relata.

 

Bruna afirma que todos os profissionais de saúde na unidade que coordena perceberam que muitos pacientes ainda procuravam o hospital, mesmo sem sintomas da doença. “Todos querem fazer o teste. Nós entendemos o medo, mas esse é o momento da população nos ouvir e seguir nossas orientações, assim como dos órgãos municipais, estaduais e federais”, destaca.

 

Notando que a conscientização sobre a Covid-19 ainda é algo necessário no Brasil, a enfermeira e sua equipe resolveram fazer uma foto, pedindo que a população fique em casa nesse momento, em que o governo orienta o isolamento social. Cada um dos profissionais segurou uma placa que, juntas, traziam a seguinte mensagem: ‘Nós estamos aqui por vocês, fiquem em casa por nós”.

 

A iniciativa foi compartilhada pelos enfermeiros nas redes sociais e teve o apoio de muitas pessoas, que também repassaram a mensagem. Além da ação para garantir a segurança dos pacientes, uma tenda para atender pessoas com sintomas de doenças respiratórias foi montada em frente a UPA.

 

“Somos a linha de frente nesse momento. Não podemos e nem queremos parar, porque queremos salvar todas as vidas que estiverem ao nosso alcance. É por isso que mais do que nunca, pedimos a cidadania, a consciência e a empatia da população. Também estamos com medo, mas não vamos desistir. Por isso, por favor, fiquem em casa por nós, por vocês, pelas suas famílias, pelo bem de todos”, destaca a profissional.

Justen Celulares