Rui Car
24/11/2020 16h07

Covid-19: Índice de transmissibilidade sobe para 1,25 em SC

Isso significa que, em média, 100 pessoas que contraíram a Covid-19 contaminam outras 125

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Delta Ativa

O índice RT que mede o nível de contágio para Coronavírus está próximo a 1,25 no final de novembro, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Isso significa que, em média, 100 pessoas que contraíram a Covid-19 contaminam outras 125. O índice acima de 1 aponta aceleração do contágio, já que mais pessoas ficam doentes em relação ao quadro inicial.

 

De acordo com a SES, o índice RT de 1,25 é uma média da oscilação atual entre 1,1 e 1,41. Ou seja, mesmo no cenário mais otimista, com menor nível de contágio, a doença está em expansão. Para a pasta, a melhor arma neste momento é a consciência da população. Novas restrições estão descartadas. 

 

“Todos esses movimentos de grandes aglomerações impactaram, mas a gente avalia que também que há um relaxamento geral das pessoas no descuido de distanciamento, de frequentar lugares com aglomerações, de fazer festas em casa, de receber muitas pessoas, tudo isso está fazendo com que haja maior impacto na transmissão”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Raquel Ribeiro Bittencourt. 

 

Além disso, a Secretaria ainda espera o resultado das aglomerações registradas durante as eleições municipais. Em várias cidades houve casos de festas de comemoração dos eleitos. O impacto destes eventos devem ser sentidos a partir da semana que vem. 

 

“Tudo tem regramento, com medidas não farmacológicas, como o distanciamento, a higienização das mãos, a etiqueta da tosse, do espirro, essas medidas se aplicam a todas as atividades. […] Se observadas essas regras, nós conseguimos baixar essa curva de contágio”, acrescentou. 


FONTE: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

 

 

Justen Celulares