Rui Car
30/03/2020 15h32

Covid-19: Com faturamento reduzido, empresários estudam demissão de trabalhadores

Dispensa de funcionários é mais cogitada do que compensação de horas ou concessão de férias, segundo pesquisa em Santa Catarina

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: O Município / Foto: Marcello Casal

Fonte: O Município / Foto: Marcello Casal

Delta Ativa

Uma pesquisa realizada com 200 empresários de Santa Catarina revelou que a demissão de funcionários é a principal alternativa entre aqueles que preveem ajustes em relação aos empregados. A dispensa é considerada por 55,9% deles.

 

 

Na sequência, estão a compensação de horas (47,1%), férias individuais (44,1%), redução da jornada com redução de salário (25,9%), e concessão de férias coletivas (24,7%). Dos 200 entrevistados, 85% prevê algum ajuste em relação aos empregados.

 

O principal motivo é a queda de faturamento. Entre eles, 93% registraram perdas, 6% relataram igualdade, e 1% cresceu as vendas. A redução média de faturamento foi de 51,1%. Além disso, 31,5% tiveram problemas de abastecimento.

 

Com a prorrogação do decreto promovida pelo governo do Estado, o comércio em geral de Santa Catarina deve ficar fechado por, no mínimo, 20 dias.

 

O estudo foi promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC) com empresas do atacado, varejo e do setor de serviços.

 

Segundo o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, todas as áreas terão perdas profundas. “Com exceção das atividades essenciais, como supermercados e farmácias, os outros setores todos enfrentarão problemas sérios”, disse. Ele apoia uma abertura mais célere da economia, com manutenção dos cuidados em saúde.

 

A pesquisa mostrou ainda que 48% dos entrevistados pararam completamente as atividades. Os outros 52% mantiveram canais de suporte por telefone, internet, tele-entregas e vendas online. A maioria tomou medidas como reforço nas condições de higiene e monitoramento de funcionários doentes.

Justen Celulares