Rui Car
25/03/2020 13h36

Coronavírus em SC: Quase 80% dos boletins de ocorrências no estado estão sendo registrados pela delegacia virtual

Todas as Delegacias de Polícia possuem plantonistas que dão o devido encaminhamento ao Boletim de Ocorrência

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Com a ampliação da Delegacia Virtual da Polícia Civil, desde o início da quarentena, os catarinenses têm mudado a maneira de registrar Boletins de Ocorrências (BOs). Com as Delegacias de Polícia abertas e em pleno funcionamento 24 horas por dia, os plantonistas encaminham os registros da mesma maneira como se o cidadão estivesse dentro da unidade policial.

De 19 de março até as 6h30 de terça-feira (24), já foram registrados em Santa Catarina 3.520 Boletins de Ocorrências, sendo 2.687 pela internet e apenas 833 presencialmente, ou seja, 76,3% de adesão ao sistema online.

Para a Polícia Civil representa uma vitória de um projeto muito bem aceito pela população, já que antes desta ampliação, o cenário era outro: havia mais registros presenciais do que online. Desde o início de 2020, a Delegacia Virtual recebia 30,7% dos boletins pelo site. A Polícia Civil informa que o trâmite é o mesmo que o presencial, até mais rápido.

 

Hoje, todas as Delegacias de Polícia possuem plantonistas que dão o devido encaminhamento ao Boletim de Ocorrência. Assim que ele cai no sistema, eles são homologados quase que de imediato.

 

Delitos graves ainda necessitam do registro presencial em uma unidade policial. Os crimes de homicídio, latrocínio, sequestro, cárcere privado, extorsão mediante sequestro, roubo de veículos e cargas, estupro e lesão corporal relacionada à violência doméstica devem ser registrados presencialmente.

 

A iniciativa da ampliação da Delegacia Virtual contou com a atuação técnica do CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), que regularmente desenvolve novas tecnologias para os órgãos do Estado.

 

Como registrar o Boletim de Ocorrência

1-         Acesse o site da Polícia Civil: www.pc.sc.gov.br

2-         Busque a Delegacia Virtual e a listagem de qual é o crime

3-         A partir daí é só responder com alguns cliques como ocorreu o fato.

 

Se não encontrar o crime:

 

Registre a sua ocorrência na opção “Outras Ocorrências”. O registro então será encaminhado pelo operador e despachado por um delegado de polícia.

 

Os cinco crimes mais registrados em SC:

 

1 – perda de documentos

2 – furto

3 – acidente de trânsito

4 – ameaça

5 – injúria

Justen Celulares