Rui Car
03/05/2021 16h31 - Atualizado em 03/05/2021 16h34

Contribua com os fundos da criança e do idoso através do seu Imposto de Renda

Atualmente, no Brasil, quase 3 mil fundos que apoiam crianças e adolescentes e quase 900 que atuam com idosos estão aptos a receber os repasses

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Delta Ativa

Você sabia que é possível doar para fundos que apoiam idosos e crianças a partir do seu Imposto de Renda?

 

Essas doações estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No momento da declaração, será possível destinar até 3% para o fundo da criança e mais 3% para o fundo do idoso, com um valor mínimo de R$ 10 e máximo a depender do teto de cada contribuinte. 

 

Segundo a Receita Federal, o objetivo das doações é fazer com que o cidadão contribua com projetos sociais, para ampliar políticas públicas e ajudar a garantir os direitos dos idosos e do público infanto-juvenil.

 

A auditora-fiscal da Receita Milena Rebouças Montalvão explica como fazer a doação.

 

“Faça a declaração toda, coloque seus dependentes, alimentandos, pagamentos, como se fosse uma declaração que você faz todo ano. Quando você tiver com a declaração pronta, antes de enviar, já com o imposto a restituir ou a pagar, então você vai passar para a fase da ficha de doações diretamente na declaração, clicar nessa ficha, e aí ela vai abrir duas hipóteses, para fundos da criança e do adolescente ou para fundos do idoso”.

 

Atualmente, no Brasil, quase 3 mil fundos que apoiam crianças e adolescentes e quase 900 que atuam com idosos estão aptos a receber os repasses dos contribuintes do Imposto de Renda.

 

Em Taió

 

3060264

 

O município de Taió está atuando na campanha nacional unificada de arrecadação de recursos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) através do Imposto de Renda. A declaração de Imposto de Renda pode ser feira até o dia 31 de maio.

 

Você pode destinar até 3% do valor declarado no Imposto de Renda ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e também ao Fundo Municipal do Idoso (FMI).

 

Os valores arrecadados permitem a execução e ampliação de programas e projetos inovadores e complementares atendidos pelo FIA, beneficiando o público infantojuvenil, e pelo FMI, que atende os idosos.

 

O valor não é cobrado a mais de você. Parte do que seria destinado à União é repassado para o FIA ou para o FMI, e órgãos públicos e organizações da sociedade civil apresentam projetos que são custeados com esses recursos.

 

Qualquer dúvida, converse com seu contador.

 


POR: LUÍSA CÂMARA – AGÊNCIA BRASIL / PREFEITURA DE TAIÓ

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE DIRETAMENTE NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI.
Justen Celulares