Rui Car
02/03/2020 09h07

Conta de luz continuará sem cobrança extra em março

Bandeira tarifária permanecerá na cor verde porque, segundo Aneel, nível dos reservatórios está em condição 'favorável'

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária continuará verde em março, isto é, não haverá cobrança extra na conta de luz.

 

Em janeiro deste ano, vigorou a bandeira amarela, o que fez os consumidores pagarem R$ 1,34 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Já em fevereiro, com previsão mais positiva de chuvas, a bandeira passou para a cor verde.

 

Segundo a Aneel, em fevereiro, os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram recuperação e, para março, a previsão é de manutenção da “condição hidrológica favorável”, o que aponta para um cenário com “elevada participação das hidrelétricas no atendimento à demanda de energia”.

 

bandeiras-tarifarias-1-

 

Com mais hidrelétricas para atender a demanda por energia, cai a necessidade de acionamento de térmicas, o que deixa a energia mais barata.

 

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

 

Fonte: G1

Justen Celulares