Rui Car
01/11/2019 15h35 - Atualizado em 01/11/2019 15h14

Celular pode eliminar participante do Enem 2019

A prova deve contar com a participação de cerca de 5 milhões de brasileiros

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 conta com uma informação que deve pegar muita gente de surpresa. O candidato deve desligar o celular antes de ingressar na sala de aplicação da prova. O simples toque, mesmo dentro do envelope, provocará eliminação do participante.

 

“É a primeira vez que o simples toque do celular, mesmo no saco plástico, já elimina o candidato. Se ele deixar o celular desligado, dentro do saco, mas o alarme tocar: isso o elimina da prova. Já tivemos essa experiência no Encceja”, explicou Camilo Mussi, presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem.

 

A prova deve contar com a participação de cerca de 5 milhões de brasileiros entre os dias 03 e 10 de novembro. Porém, os candidatos costumam tomar o máximo de cuidado com a revisão do conteúdo, com testes e simulados, mas não lembram de separar os documentos obrigatórios, caneta permitida e também não se preparam fisicamente para a maratona do exame.

 

Outros critérios que podem eliminar o candidato

  • Começar a prova antes do aviso do fiscal
  • Terminar e sair da sala antes de 2h de duração da prova
  • Sair da sala sem acompanhamento de um fiscal
  • Conversar com outro participante durante a aplicação da prova
  • Usar lápis ou caneta que não seja transparente
  • Usar óculos escuro, boné ou outros adereços na cabeça
  • Falta de apresentação de documento de identificação
  • Recusar a revista eletrônica, quando solicitado
  • Recusar o reconhecimento biométrico

 

Prepare-se para o Enem 2019

Procure descansar bem o corpo e a mente nos dias que antecedem a prova, evite consumo de álcool, cigarro e outras substâncias que possam comprometer a sua saúde.

 

Além disso, separe já o documento de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, dentre outros), caneta preta transparente e uma pequena opção de lanches para a hora de aplicação do exame.

 

A prova tem uma longa duração e é recomendado que o candidato leve algumas frutas, chocolate e água para manter a concentração. O site Beduka fez um guia completo com dicas de como preparar o seu lanche para a prova.

 

O Inep recomenda ainda que o participante do Enem 2019 acesse e imprima o Cartão de Confirmação disponível no site do exame e confirme o local de aplicação da prova para evitar transtornos nos dias do exame.

Justen Celulares