Rui Car
18/09/2020 17h13 - Atualizado em 18/09/2020 17h14

Catarinense que recebeu semente da China faz alerta

Alerta foi feito após ele entrar em contato com os órgãos de agricultura estaduais e nacionais

Assistência Familiar Alto Vale
Sementes

Sementes "da China" chegaram com outros produtos que haviam sido encomendados em site de vendas (Foto: Gabriel Zapella/ Arquivo Pessoal)

Delta Ativa

No início deste mês, a jaraguaense Bruna Zapella recebeu um pacotinho a mais entre as encomendas que havia feito em um site popular da China. Entre os objetos de decoração que havia comprado para a casa nova, havia uma embalagem com a etiqueta escrita “jóias” e, dentro dela, algumas sementes

 

Bruna não havia, no entanto, encomendado jóias nem sementes. Era uma situação inusitada que poderia ser apenas um engano do remetente, se não fosse exatamente igual à vivida por milhares de pessoas nos Estado Unidos, no Canadá, no Japão, na Inglaterra e em outros países nos últimos meses — e que causou alertas nacionais nestes países.

 

— Eu havia lido sobre a chegada de sementes nos Estados Unidos e, por isso, quando ela e meu filho me mostraram o pacotinho, eu já sabia do que se tratava. Meu filho queria abrir e plantar para ver o que era, mas não deixei — conta o marido de Bruna, o produtor de vídeo Gabriel Zapella.

 

Ele achou que era algo para compartilhar com outras pessoas e, por isso, postou nas redes sociais. Mas não deixou a história somente entre os amigos: marcou os órgãos nacionais de agricultura, inclusive o Ministério da Agricultura. No dia seguinte, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina já estava entrando em contato com a família. 

 

— Um profissional do escritório regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) veio na nossa casa buscar a embalagem. Ele nos disse que fomos os primeiros a reportar o recebimento das sementes em Santa Catarina — recorda Gabriel.

 

Isso já foi suficiente para que a Cidasc emitisse um alerta para que a população não plante estas sementes, seguida pelo Ministério da Agricultura no dia seguinte. As sementes que Gabriel entregou estão sendo analisadas em laboratório a pedido do Ministério da Agricultura, ao mesmo tempo em que a Cidasc recebe outras notificações de pessoas que também receberam essa entrega — muitas são moradoras de outros Estados. 

 

FONTE: A NOTÍCIA – NSC

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares