Rui Car
19/05/2020 15h54 - Atualizado em 19/05/2020 15h55

CASAN avalia água prevendo futura captação em Otacílio Costa

Apesar da atual estiagem, Otacílio Costa não enfrenta problemas no abastecimento já que a atual captação no Rio Desquite suporta bem a demanda

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Previsto para estar concluído em 2021, o projeto que prevê a instalação de uma nova captação de água bruta em Otacílio Costa avançou mais um passo com a coleta para análise da qualidade da água no Rio Desquite.

 

Contratada pela CASAN, a empresa QMC Saneamento está aproveitando a estiagem, pois três análises precisam ser realizadas em períodos sem chuva e duas em momentos de alta pluviosidade.

 

Devendo estar analisados até julho, os parâmetros destes ensaios auxiliarão no dimensionamento da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) e permitirão também avaliar o eventual descarte do lodo na Estação de Tratamento de Esgoto, otimizando dessa forma todo o processo.

 

O levantamento topográfico na área da nova ETA foi concluído em março, embora seus resultados não estejam todos tabulados. Ainda em fase inicial, o projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Otacílio Costa prevê uma Adutora de Água Bruta (AAB) com aproximadamente 650 metros de extensão.

 

A adutora interligará a captação à nova Estação de Tratamento, que deverá ser construída com capacidade de 100 litros por segundo, dobro do atual volume, projetando o crescimento do município para os próximos 20 anos.

 

Apesar da atual estiagem, Otacílio Costa não enfrenta problemas no abastecimento já que a atual captação no Rio Desquite suporta bem a demanda. A Agência local da CASAN solicita à população, porém, um uso mais parcimonioso de água tratada, pois a meteorologia prevê a continuidade do período de poucas chuvas para a região.

Justen Celulares