Rui Car
22/05/2020 13h45

Câmara Municipal Recebeu Virtualmente os Representantes da CASAN

Todos os comentários poderão ser verificados no canal da TV Câmara Pouso Redondo no Youtube

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Câmara Municipal recebeu, virtualmente na noite da segunda (18), durante a 13ª Reunião Ordinária Virtual, os representantes da Empresa CASAN, Dr Rangel Barbosa – Engenheiro Sanitarista e Superintendente Regional Norte Vale da Casan (SRN), Dr Mateus Eurico Viana Engenheiro Químico e Gerente Operacional da (SRN) e o Sr. Fábio Bini Chefe da Agência da Casan em Pouso Redondo, para explanarem sobre as medidas que estão sendo adotadas, durante este o período de estiagem, que possam garantir o fornecimento de água à população.

 

O Presidente da Câmara Municipal Vereador Geovani Motta, convocou todos os representantes para poderem explanar sobre o que vem sendo planejado pela empresa para garantir o abastecimento à toda população pousoredondence, vez que com essa estiagem os investimentos devem ser para garantir esse fornecimento. Dr Rangel iniciou sua fala agradecendo a todos os vereadores pela presença para então discutir a questão que vem afetando e assolando o Estado de Santa Catarina, principalmente as zonas rurais e colocando-se à disposição para responder os devidos questionamentos dos parlamentares. O Vereador Ailton Sardo iniciou a sua fala falando da visita que teve com a Drª Roberta Mass dos Anjos Presidente da Casan onde a mesma prometeu e cumpriu a locação do Gerador durante o período de verão para não causar falta e água além das providencias para a instalação do refeitório e sala química e de toda cercas de proteção na estação de tratamento de água. A produção de água ainda encontra-se normalizada na cidade de Pouso Redondo sendo garantido o fornecimento, segundo Dr Rangel.

 

Dr. Rangel falou sobre a importância de o legislativo municipal estar bem atento ao funcionamento do senário do saneamento, seus regramentos e seus investimentos. O 1º convênio assinado em Pouso Redondo foi de concessão de serviços, ou seja, a outorga se deu em 1974 era um formato jurídico livre concedendo a empresa o direito do fornecimento de água livre. Houve em 2007, a criação de uma Lei Federal 11.445/07, que promoveu uma completa mudança nas companhias presentes nos municípios onde compôs regramentos de investimentos nos municípios. Em Pouso Redondo, a empresa tem um aditivo assinado em 2004, de prorrogação da concessão até o ano de 2034, o que foi assinado antes da promulgação da Lei Federal de 2007, hoje esses convênios precisariam obrigatoriamente, por força de lei a todos os municípios fazerem seus planejamentos informando suas necessidades através do Plano Municipal de Saneamento, sendo a sua última versão do ano de 2015 onde o município deveria executar o plano que fora aprovado, podendo ainda constituir empresa para o cumprimento do Plano Municipal de Saneamento. O município elaborou um Decreto constituindo uma comissão para revisar o plano municipal de saneamento podendo após junho desse ano, constituir contrato com a CASAN para a execução do Plano de Saneamento, devendo assim verificar a sua segurança jurídica e constituir o contrato de programa podendo assim avaliar a real necessidade do município com relação a investimentos.

 

Mateus complementou dizendo que sua equipe de engenharia e técnica vem fazendo avaliações sobre o sistema de abastecimento de agua de Pouso Redondo com dados técnicos estudando de imediato, médio e longo prazo, sendo de início com instalação de 02 reservatórios na Estação de Tratamento de Água (ETA), contendo 250 M3 de água, após instalação de 01 reservatório no centro da cidade e posteriormente, seguir planejando a médio e longo prazo, inclusive com melhorias nas redes, a equipe de engenharia vem montando seu plano aguardando as tratativas administrativas para orçar os investimentos, as equipes estiveram em Pouso Redondo analisando as melhorias que seriam necessárias para melhorar a capacidade de produção.

 

Fábio iniciou seu pronunciamento agradecendo a população informando que não há neste momento sistema de rodízio e de racionamento de água por parte da cia ainda, tomamos ações para que possamos continuar o abastecimento de água inclusive com a cooperação do Sr. Paulo Ricardo Amancio que forneceu água de sua lagoa e auxiliou a CASAN antes da chuva, que deu uma estabilizada, o município também auxiliou com o conserto do vazamento da barragem de capitação de água, trabalhamos ainda com a vazão normal de abastecimento, pedimos a cooperação da população para que continue através do 0800 da CASAN caso haja vazamentos e que a população continue com a utilização consciente da água para que falta água.

 

O Presidente Geovani Motta, abriu para que os vereadores pudessem expressarem e perguntarem aos técnicos da empresa. Uma das reivindicações foi possível o encaminhamento de pessoal para auxiliar no escritório podendo assim prestar atendimento a população e que neste momento, não há concurso aberto pela empresa, solicitaram ainda a possível troca do Caminhão F4000 que já se encontra ultrapassado podendo assim melhorar o atendimento para a população. Sabedores que existe o planejamento para a troca deste, por um Caminhão Valetador Basculante que substituirá a retro e a caçamba podendo assim trazer um melhoramento no atendimento. E que fosse melhorada a capitação de água, estudar a possibilidade de captar água da Localidade de Lageado e do Rio Novo sendo por gravidade. Sobre a estiagem, qual seriam as ações da Cia para Pouso Redondo, como capitação de águas de outros Rios próximos a Estação de Tratamento além de poços artesianos. Utilização Racional da água sempre deve ser a melhor campanha devido a escassez de água. Quanto ao Ar que entra na rede de abastecimento de água não existe equipamento bloqueador de Ar certificado pelo INMETRO para utilização no Brasil existe apenas bloqueador de água.

 

Salientamos que  todos os comentários na sua totalidade poderão ser verificados no canal da TV Câmara Pouso Redondo no Youtube a disposição de todos.

Justen Celulares