Rui Car
07/07/2020 10h00 - Atualizado em 07/07/2020 10h22

Bruno Heidrich Neto, um homem de família, um empresário, um visionário

Empresário taioense faleceu no último domingo (05)

Assistência Familiar Alto Vale
Por: José Gilmar Nasatto

Por: José Gilmar Nasatto

Delta Ativa

Nascido em Timbó, em 08 de janeiro de 1940, acabou rumando para Mirim Doce, com sua família. Em Mirim, ainda jovem, com seus familiares, participou da construção da empresa Bruno Heidrich. Numa época de severas restrições de logística, infraestrutura, tecnologia e energia, com seus pais, transferiu-se para Taió, mais precisamente para a localidade de Alto Ribeirão da Vargem. Nessa comunidade estruturou seus negócios e família. Casou-se com Erna Glatz, com a qual teve 3 filhos: Bruno Junior, Adele Cristina e Richard.

 

Na Vargem, participou ativamente do projeto e implantação da HIMASA, importante indústria papeleira, cujos produtos abastecem vários segmentos da atividade econômica em todo o Brasil, desde a década de 1960. Empreendedor visionário, desde o princípio atuou fortemente para a implantação de diversas usinas hidrelétricas, que além de suprirem toda a demanda fabril, até os dias de hoje, também suprem gratuitamente todo o consumo das dezenas de residências dos colaboradores, na vila operária, construída no entorno da fábrica.

 

HIMASA  foi fundada em 31 de agosto de 1966

HIMASA foi fundada em 31 de agosto de 1966

 

Com a família expandindo, viu a necessidade de ampliar a HIMASA, tornando-a mais produtiva e competitiva. A frente da empresa por décadas, na condição de diretor e presidente, empregou sua energia e visão de futuro participando da construção do segundo parque fabril, em Alto Ribeirão da Vargem, que veio a se tornar uma importante empresa, atualmente conhecida como HCR. Além disso, adquiriu uma fábrica de caixas em Blumenau e uma fábrica de papelão em Schroeder.

 

Paralelamente aos negócios, doou-se em várias atividades voluntárias. Como Rotaryano, apresentou projeto para instalação de lixeiras públicas e plantio de árvores nas principais ruas de nossa cidade e liderou campanha de ajuda humanitária, em 1983, por ocasião da grande enchente, trazendo carretas de donativos oriundos do Rio Grande do Sul, com a importante ajuda do representante comercial da HIMASA, José Wilrich.

 

Na Vargem, onde residiu até o último dia de sua vida, incentivou e investiu recursos na construção das igrejas católica e luterana, no jardim de infância, na escola, no clube esportivo e recreativo e no salão comunitário.

 

Bruninho, como ficou conhecido entre a família e os amigos, de alma bondosa, ainda encontrou tempo para dedicar-se ativamente, por vários anos, em favor do Hospital e Maternidade Dona Lisete, na condição de presidente.

 

Outra passagem digna de registro atrela-se ao seu intenso, porém, discreto apoio às candidaturas de sua esposa Erna, que elegera-se duas vezes vereadora e uma vez perfeita da cidade de Taió.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares