Rui Car
26/09/2020 10h15

Braço do Trombudo completa 29 anos de emancipação neste sábado (26)

O município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.1991

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Prefeitura de Braço do Trombudo

Foto: Prefeitura de Braço do Trombudo

Delta Ativa

O Município de Braço do Trombudo completa 29 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (26).

 

Conheça um pouco sobre a história da cidade:

 

Entre 1920 e 1921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros, vindos de Blumenau e regiões vizinhas, e que se aventuraram subindo as margens do rio Itajaí-Açu. Procediam, essencialmente, das mais diversas regiões da Alemanha. As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

 

Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20 e Serril.

 

Uma das primeiras referências ao nome Trombudo datam de 5 de Maio de 1791. Naquela data o Capitão-Mór de Lages remeteu ao Governador de São Paulo o “auto de demarcação, em 30 de abril, no novo caminho, que da Villa de Lages vai para Santa Catarina, do lugar Serra do Trombudo até onde chegava o limite da Capitania de S. Paulo; demarcação a que assistiu um agente por parte de Santa Catarina.”[5]. Posteriormente o nome da serra serviu para denominar novos lugares, surgindo daí nomes como Barra do TrombudoTrombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.

 

Braço do Trombudo possuía pequenas agroindústrias (amido de mandioca) cerâmicas e serrarias. Na década de 1970 começou a desenvolver-se quando da criação de indústrias do setor metal-mecânico (fixadores, parafusos, balanças, etc) mantendo ainda o setor cerâmico e moveleiro, que levou a seu desenvolvimento e à busca pela emancipação política.

 

Emancipação

 

O município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.1991 e sua instalação oficial deu-se em 1 de janeiro de 1993 sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo àquela comarca. Seu primeiro prefeito eleito foi Ervino Vermoelhen (PMDB), seguido por Harry Teske (PMDB) e novamente Ervino Vermoelhen(PMDB).

 

FONTE: COM INFORMAÇÕES DA WIKIPEDIA

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares