Rui Car
30/11/2020 14h08

Após calorão, frente fria chega com fortes temporais em Santa Catarina

Defesa Civil emitiu alerta para a aproximação de uma frente fria que dá condições para tempestades com raios, ventania e eventual queda de granizo no Estado

Assistência Familiar Alto Vale
Temporais atingem Santa Catarina nesta segunda-feira (Foto: Gabriel Lain/Arquivo/ND)

Temporais atingem Santa Catarina nesta segunda-feira (Foto: Gabriel Lain/Arquivo/ND)

Delta Ativa

Após o calorão registrado em Santa Catarina no fim de semana, uma frente fria se aproxima e traz condições de fortes temporais. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta, que vale para todo o Estado até, a princípio, a noite desta segunda-feira (30).

 

Conforme o órgão, a aproximação da frente fria traz temporais de forte intensidade com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões de Santa Catarina, no decorrer desta segunda-feira.

 

Há risco de alagamentos e enxurradas de forma pontual, segundo o alerta.

 

As condições propícias para as tempestades estão formadas desde a manhã de domingo em todo o Estado, conforme pode ser observado em amarelo no mapa abaixo:

Mapa da Defesa Civil mostra todas as regiões do Estado em observação para a possibilidade de temporais nesta segunda-feira (30)

Todas as regiões do Estado devem ser atingidas por temporais (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

 

Atenção

 

Em casos de tempestades com ventos fortes e raios, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Na praia, jamais fique na água.

 

Em situações de alagamentos ou inundações, o órgão orienta que se evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. O trânsito em pontilhões e pontes submersas também deve ser evitado pelos condutores.

 

Deve-se ter atenção especial com crianças perto de rios e ribeirões.

 

A indicação é que se fique atento, ainda, aos seguintes sinais de deslizamentos de terra: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximas à residência e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.


FONTE: ND+


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares