Rui Car
04/10/2019 16h12

Alunos de Taió aprendem os benefícios da alimentação saudável

Projeto envolveu atividades lúdicas em sala de aula e visita à produção de frutas e verduras

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Alunos dos CEI’s Conrad Heymanns e Dona Mariota têm aprendido desde cedo os benefícios da alimentação saudável. Além de receberem refeições balanceadas, a base de alimentos nutritivos, que são oferecidas quatro vezes ao dia, as crianças aprendem de maneira lúdica a importância dos hábitos saudáveis.

 

O projeto Alimentação Saudável ensina aos pequenos os tipos de alimento, os benefícios e a divisão de consumo da pirâmide alimentar. A iniciativa foi das professoras Eliete Corrente Cattoni e Clarinês Marçaneiro, com o auxílio da nutricionista Gabriella Muniz. Os métodos de ensino envolvem contação de histórias, músicas, desenhos e recortes. Fora da sala de aula as crianças também visitaram hortas de produtores rurais para ver de perto a produção de frutas e verduras.

 

A nutricionista considera importante a inserção do tema no ensino infantil, que ajuda a reforçar a conscientização sobre a alimentação adequada e a importância do consumo dos alimentos oferecidos nas refeições.  “Queremos garantir já nos primeiros anos que as crianças tenham hábitos saudáveis e evitem os produtos industrializados, que podem alterar o paladar e consequentemente a percepção do sabor dos alimentos”, explicou.

 

Os hábitos alimentares também foram analisados, para entender melhor a preferência dos alunos, o mamão, por exemplo, foi mais aceito quando oferecido sozinho, do que quando integrado a salada de frutas. “A gente busca misturar os alimentos algumas vezes para que eles tenham uma melhor aceitação, nem sempre funciona, é importante estar atento a esse comportamento alimentar dos alunos”, concluiu a nutricionista.

Justen Celulares