Rui Car
15/10/2021 15h02

Alerta de chuva muda cenário em SC com risco de alagamentos e temporais para o Alto Vale e novas regiões

Cenário de chuvas é mais preocupante no Oeste e Norte de SC, mas também há risco nas demais regiões

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Defesa Civil Estadual emitiu novo alerta de chuvas para Santa Catarina, que compreende todo o período entre às 11h até os últimos minutos desta sexta-feira (15). Diferente da última semana, agora as regiões Oeste, Norte e Alto Vale do Itajaí estão em maior risco para a ocorrência de alagamentos e deslizamentos.

 

Enquanto as regiões citadas estão em risco moderado para os fenômenos, as demais áreas de Santa Catarina estão em risco baixo – Litoral Sul, Serra, e trecho do Oeste e da Grande Florianópolis.

 

A chuva volumosa ocorre devido ao avanço de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão que se desloca pelo Estado. “Há condições para chuva volumosa e intensa, assim como risco para temporais com rajadas forte e momentâneas de vento, raios e granizo até o final da tarde, quando a instabilidade começa a perder força”, detalha o aviso.

 

Os volumes esperados de chuva variam entre 30 e 50mm. Os picos mais altos devem ocorrer justamente no Norte e Oeste de Santa Catarina. Devido a virada do vento para o Sul, rajadas intensas devem atingir entre 45 e 65km/h.

 

Estragos no Oeste

 

As chuvas da madrugada, cujos acumulados oscilaram entre 26mm e quase 50mm nas cidades do Oeste, provocaram três deslizamentos de terra na rodovia SC-390, em Peritiba. As pistas foram interditadas e o trânsito desviado por uma estrada rural.

 

Ocorreu também deslizamento na SC-283, em Concórdia. O trânsito deve ser liberado no fim do dia. Deslizamento também foram registrados na SC-355 (Jaborá) e BR-282 (trecho em Cordilheira Alta).

 

Até às 5h50 desta sexta-feira, segundo a Defesa Civil, a cidade de Caibi (SC) somava 49.8 mm de chuva nas últimas 6h.

 

Riscos na Grande Florianópolis

 

Os fenômenos também preocupam na Grande Florianópolis, fortemente atingida pelas chuvas no feriado. Os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz permanecem com abrigos e equipes em prontidão para atender as famílias. O temor é com o solo encharcado.

 

Defesa Civil de Santa Catarina realiza um live sobre as tendências para o tempo durante a primavera. A transmissão começa às 15h.

 


Fonte: ND+

Justen Celulares