Rui Car
16/03/2020 16h37

Agronomense que mora na Espanha fala sobre o Coronavírus

Andréia Maçaneiro mora em uma cidade da Serra de Madrid chamada Galapagar

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Países de todo o mundo endurecem medidas contra o novo coronavírus. Vários países proibiram aglomerações, como eventos esportivos, culturais e religiosos, para combater a doença que já infectou mais de 169 mil pessoas mundialmente e matou mais de 6.500. 

 

Em contato com a Agronomense, Andréia Maçaneiro, que mora em uma cidade da Serra de Madrid chamada Galapagar há 12 anos. Ela nos contou um pouco a situação do país onde ela reside atualmente, o caos sobre o Coronavírus. 

 

Andréia disse: “O vice-presidente da Espanha, que mora aqui na minha cidade, está em quarentena por que sua esposa, ministra da igualdade, está contagiada. Há uma semana, estamos confinados em casa, sujeitos à multas por sair nas ruas sem motivos urgentes, se sairmos em grupos de mais de duas pessoas. As entidades educacionais já fecharam há mais de uma semana. Na sexta-feira (13) foi pronunciado o estado de alarme no país. Estamos com mais de 9.000 infectados e mais de 300 mortes em toda a Espanha. Em Madrid são mais de 200 mortos e, de ontem pra hoje, os infectados aumentaram em mil casos.”

 

A Agronomense também falou um pouco sobre a demora do governo em tomar providencias sobre o vírus. “O governo espanhol demorou pra tomar medidas, sim. Por isso acho de extrema importância que o brasileiro se conscientize nas precauções. Que não dependam só das medidas ditadas pelo governo. Aqui só não foi maior o caos porque as pessoas decidiram ficar em casa, não mandaram os filhos as escolas quando viram que já era descontrolada a situação. Foi só então que o governo começou a agir. Mas foi tudo muito rápido.”

 

Na Espanha os comércios estão abertos somente os supermercados, farmácias e hospitais.

 

Andréia finalizou: “É importante que os meios de comunicação alertem as pessoas da gravidade da situação. Como escrevi no post publicado pela Educadora, não pela letalidade do vírus, mas sim pelo impacto econômico no país e pelo colapso das instituições sanitárias.”

 

No Brasil tem 234 casos confirmados de novo coronavírus, diz ministério. Há ainda 2.064 casos suspeitos. No mundo, os números de casos e de mortes por Covid-19 fora do território chinês já ultrapassaram os registrados na própria China.

 

 

 

 

Justen Celulares