Rui Car
25/11/2019 16h10 - Atualizado em 25/11/2019 15h09

Ação comunitária do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é realizada em Pouso Redondo

Em Santa Catarina, até outubro, foram registrados 43 casos de feminicídios

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nesta segunda-feira (25), o prefeito Oscar Gutz participou da ação comunitária alusiva ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Pouso Redondo, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Foi realizada caminhada, panfletagem no comércio, apresentação artística com as crianças e adolescentes do Centro de Atendimento Educacional, Social e Cultural Professora Guiomar Claudino dos Santos Sôra (Caesc) e roda de mate e debate na praça, com o tema “Empodere-se”.

 

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta de um ato de violência cometido contra mulheres. As irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas.

 

A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência. Entende-se o ato de violência como aquele que ocorre nos espaços públicos e privados e não é só a agressão física, mas também a psicológica e moral. Agressões verbais causam danos à saúde, geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

 

Em Santa Catarina, até outubro, foram registrados 43 casos de feminicídios, dados que superam os números registrados durante todo o ano de 2018.

Justen Celulares