Rui Car
25/03/2020 17h35

5 milhões de máscaras apreendidas em São Francisco do Sul serão usadas na prevenção ao coronavírus

Mercadoria foi apreendida porque ultrapassou o prazo de permanência no porto seco

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Receita Federal apreendeu pouco mais de 5 milhões de máscaras descartáveis de polipropileno brancas com elástico na manhã desta terça-feira, 24 de março, em um porto seco de São Francisco do Sul. O material será destinado à prevenção e combate ao coronavírus.

 

Foram apreendidas 6.768 caixas, correspondendo a 5.076.000 máscaras faciais. A apreensão ocorreu por abandono de mercadoria por decurso do prazo no recinto alfandegado. O valor total da apreensão é de R$ 203 mil.

 

Segundo a Receita Federal, a carga de máscaras veio da China amparada pelo regime de entreposto aduaneiro, quando a importação chega ao país com suspensão de tributos até o momento da efetiva nacionalização.

 

A legislação aduaneira prevê que o prazo de permanência em recinto alfandegado de zona secundária, como é o caso do porto seco, é de 45 dias. Como o importador não iniciou os procedimentos necessários para a importação nesse prazo, a equipe da Receita Federal lavrou o auto de infração de apreensão para aplicação da pena de perdimento.

 

A Receita Federal, em coordenação com o Ministério da Saúde, vai fazer a destinação desse material para atender profissionais em função da pandemia da COVID-19. Essas máscaras atendem às normas técnicas, sendo indicadas para trabalhadores expostos a ambientes contaminados.

 

Fonte: NSC | Por Hassan Farias | Foto: Receita Federal
Justen Celulares