Rui Car
26/01/2021 10h17

Último suspiro: Figueirense torce por tropeço do Vitória para não ser rebaixado

Vitória recebe, nesta terça-feira, o Botafogo (SP) e se pontuar rebaixa o Figueirense matematicamente de maneira antecipada

Assistência Familiar Alto Vale
Rodolfo Castro, goleiro do Figueirense, desolado após jogo contra o Juventude; Figueirense depende de terceiros para chegar vivo na última rodada (Foto: Raul Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Rodolfo Castro, goleiro do Figueirense, desolado após jogo contra o Juventude; Figueirense depende de terceiros para chegar vivo na última rodada (Foto: Raul Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Delta Ativa

Dois jogos fecham a rodada 37 da Série B, nesta terça-feira (26). O já rebaixado Oeste recebe o Paraná que ainda respira a possibilidade de permanecer na Série B, às 19h30. No último e mais importante jogo da rodada – dependendo do ponto de vista – acontece às 21h30, no estádio Barradão, em Salvador (BA), entre Vitória e Botafogo.

 

É, sem sombra de dúvida, a maior partida da história do Figueirense onde o próprio clube não está envolvido. Embora os dois duelos impliquem no destino alvinegro, é na Bahia que o cenário do representante continental de Florianópolis pode ser definido: se o time da casa pontuar diante dos paulistas, o Furacão do Estreito estará matematicamente rebaixado à Série C do futebol nacional.

 

Se o Vitória perder para o Tricolor Paulista o Figueirense, ainda que de maneira remota, segue vivo na parada. Ao menos com a chance de ir para a última rodada com chance de se manter na Segundona mesmo que precise de resultados paralelos.

 

Importante mas não fundamental

 

A situação do Figueirense, por si só, não é fácil. Para que não fique ainda mais adverso, o torcedor alvinegro já precisa ligar o secador antes, quando o Paraná Clube joga diante do Oeste, em Barueri. Se os paranistas, curiosamente treinados pelo técnico Márcio Coelho, vencerem, ele entram na briga e aumentam a concorrência para fugir da degola.

 

Pior que isso, ultrapassam o Furacão em número de vitórias e vão para a última rodada com chance de fuga. O ideal, nesse caso para o Figueirense, é que o representante do Paraná, no máximo empate, para que seja rebaixado e saia da briga.

 

Figueirense precisa da vitória

 

Independente de qualquer resultado paralelo o fato é que o Figueirense precisa dos três pontos diante da Ponte Preta, em Florianópolis.

 

O zagueiro Alemão, suspenso, não joga contra a Macaca. Jhonatan pode ir para a defesa, ao lado de Vitor Mendes. Outra possibilidade é o ingresso de Matheus Neris na defesa onde ele já atuou em outras oportunidades.

 

O que o Figueirense precisa

 

No término da 37ª rodada:

 

Oeste x Paraná – 19h30: que o Paraná, no máximo, empate com o time de Itápolis.

 

Vitória x Botafogo – 21h30: que o Vitória não some qualquer ponto diante do tricolor paulista. Se empatar o Figueirense já estará rebaixado para a Série C.

 

Na 38ª rodada:

 

Figueirense x Ponte Preta – 21h30: em caso de chance na última rodada o Figueirense precisa desesperadamente da vitória. E ainda:

 

Brasil x Vitória – 21h30: que o time baiano não some pontos com o Xavante, em Pelotas (RS). E mais:

 

Paraná x Cruzeiro – 21h30: que o Paraná, contando que vença o Oeste na 37ª rodada, só empate com a Raposa, em Curitiba (PR).


POR: DIOGO DE SOUZA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares