Rui Car
13/04/2021 11h06

Saiba o que muda no futebol catarinense após o novo decreto estadual

Novo decreto veta a presença de público em competições esportivas até 30 de abril; Campeonato Catarinense tem jogos marcados para após essa data

Assistência Familiar Alto Vale
Campeonato Catarinense deve ser encerrado sem a presença de público nos estádios (Foto: Avaí FC / Divulgação)

Campeonato Catarinense deve ser encerrado sem a presença de público nos estádios (Foto: Avaí FC / Divulgação)

Delta Ativa

O Governo de Santa Catarina prorrogou o decreto que veta a presença de público em eventos esportivos por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19) até o dia 30 de abril.

 

Com isso, os estádios que recebem os jogos do Campeonato Catarinense seguem proibidos de abrir os portões aos torcedores. O decreto foi assinado pela governadora em exercício, Daniela Reinehr, na última sexta-feira (09).

 

Apesar da previsão de que aconteçam jogos das fases semifinal e final do Estadual após a data em que, teoricamente, o decreto terá expirado, a possibilidade de haver público nos estádios de futebol de Santa Catarina, no momento, é descartada tanto pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), como pela FCF (Federação Catarinense de Futebol).

 

Finais do Catarinense acontecem após data em que decreto terá expirado- Foto: Reprodução/FCF

Finais do Catarinense acontecem após data em que decreto terá expirado (Foto: Reprodução / FCF)

Em contato com a reportagem do ND+ no início de abril, o diretor de competições da FCF, Fabio Nogueira, afirmou que o cenário atual do país não permite público nos estádios e que seria “inconsequente fazer isso no momento”.

 

“Mesmo que caísse [o decreto], para nós continuaria sem público. A tendência é que a competição termine assim, sem torcida”, disse na ocasião.

 

A tendência é que o Campeonato Catarinense seja encerrado no dia 23 de maio – data da final – sem público.

 

Portarias proíbem presença de torcedores

 

Questionada se o decreto que proíbe a presença de público em eventos esportivos será renovado no fim do mês, a SES afirmou que é difícil “antecipar processos”, uma vez que o decreto atual só vença no dia 30.

 

“Reuniões são feitas semanalmente com entidades e representantes para entender como a pandemia está avançando no Estado. Conforme a evolução vamos entendendo o que é possível liberar ou não” explica a pasta.

 

Vale ressaltar, que mesmo com a expiração do decreto, duas portarias (466 e 550) proíbem a presença do público em estádios de futebol desde o ano passado.

 

Mais de um ano sem público

 

O futebol em todo o país segue sem público desde março do ano passado quando o esporte foi paralisado de maneira nacional devido ao início da pandemia.

 

A modalidade foi retornando gradualmente a partir de junho com a retomada das competições estaduais e nacionais.

 

O último jogo com público em Santa Catarina aconteceu no dia 15 de março de 2020 na rodada que marcou o encerramento do turno do Campeonato Catarinense daquele ano.


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares