Rui Car
12/05/2020 16h14

Ranking mostra clubes com mais pênaltis contra dos 701 marcados em Brasileirões desde 2013

Considerado o número de jogos de cada uma das 33 equipes nas últimas sete temporadas, veja quais tiveram maiores e menores médias de penais apontados contra suas defesas na Série A

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Os times de Santa Catarina têm problemas sérios com pênaltis, e Figueirense, Avaí e Chapecoense ocupam as três primeiras posições como as equipes com mais penais marcados contra suas defesas nas últimas sete temporadas da Série A do Brasileirão. Dos 701 pênaltis marcados pelos árbitros, 85 foram marcados contra eles.

 

Os times foram organizados por média de pênaltis por jogo disputado, mas como é um número muito baixo, acrescentamos também no ranking a média de jogos para que cada time tivesse um pênalti marcado. É ordem é mesma, só muda o ponto de vista da análise. Resolvemos deixar as duas marcas.

 

O Espião Estatístico começou a coletar e classificar dados das partidas do Campeonato Brasileiro em 2013, e esse é o único motivo para o recorte utilizado: são os dados detalhados de que dispomos nas 2.659 partidas realizadas pela Série A desde então. Em 2016, Chapecoense x Atlético-MG não foi disputada devido ao acidente aéreo que vitimou a equipe catarinense dias antes da última rodada.

 

Para evitar distorções, restringimos o ranking a quem disputou pelo menos de 40% das rodadas realizadas no período. Mas para conhecermos o desempenho dos 33 clubes que disputaram a competição nas últimas sete temporadas, fizemos um segundo ranking. Curiosamente, o Criciúma, também de Santa Catarina, é o segundo time com mais pênaltis contra no ranking com equipes que disputaram menos jogos. Dos 701 pênaltis marcados, foram 435 a favor dos mandantes (62%) e 266 para os visitantes (38%).

 

 Pênaltis marcados contra cada equipe em Brasileirões desde 2013 — Foto: Espião Estatístico
Pênaltis marcados contra cada equipe em Brasileirões desde 2013 — Foto: Espião Estatístico
Pênaltis marcados contra cada equipe com menos jogos em Brasileirões desde 2013 — Foto: Espião Estatístico
 

A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caio Carvalho, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

 

Fonte: GE

Justen Celulares