Rui Car
29/10/2019 15h35 - Atualizado em 29/10/2019 14h06

Flamengo tem 38% de chances de ser campeão brasileiro no mesmo fim de semana da final da Libertadores

Caso derrote o Vasco, a diferença para o Palmeiras poderia ser grande

Assistência Familiar Alto Vale
Extra

Extra

Delta Ativa

As chances de a torcida do Flamengo comemorar dois títulos num único fim de semana são grandes. Nos cálculos de probabilidade, o percentual de o Rubro-Negro vencer o Brasileiro, quando estará em campo decidindo a Libertadores, é de 38%, segundo o matemático Gilcione Costa, da UFMG. Para o especialista Tristão Garcia, do site “Infobola”, a porcentagem é um pouco menor: 31%.

 

A final contra o River Plate, marcada para Santiago, será na tarde do dia 23 de novembro. Sábado também acontece a 34ª rodada do Brasileiro. O Flamengo terá o jogo contra o Vasco antecipado em data a ser definida — a única brecha no calendário é nos dias 13 e 14 de novembro.

 

 

Assim, enquanto o Rubro-Negro tentará o bicampeonato continental, o Palmeiras irá a campo contra o Grêmio, em São Paulo. A CBF ainda não desmembrou a rodada. A tendência é que a partida seja no domingo. Caso mantenha o retrospecto atual, o Flamengo poderá viajar para a final com 13 pontos de vantagem sobre os paulistas e um jogo a mais. Um tropeço em casa seria o suficiente para o Flamengo comemorar o título no retorno ao Rio, pois faltariam quatro rodadas e apenas 12 pontos em disputa.

 

Curiosamente, o percentual na rodada 33 é maior. Como jogará o clássico com o Vasco antes de enfrentar o Grêmio, dia 16 ou 17 de novembro, em Porto Alegre, as chances vão para 47,8%.

 

— É um cálculo que leva em consideração esse jogo antecipado. Como existe esse jogo, na rodada posterior a ele, as chances aumentam. Caso derrote o Vasco, a diferença para o Palmeiras poderia ser grande, pelos menos, 13 pontos. E faltariam 15 pontos em disputa. Na rodada 34, é menor, porque o Palmeiras joga uma partida e o Flamengo não — explica Gilcione Costa.

Justen Celulares