Rui Car
22/10/2019 10h20 - Atualizado em 22/10/2019 08h53

À espera de Coudet? Inter faz contrato sem renovação automática com Zé Ricardo

Executivo Rodrigo Caetano ganha força no departamento de futebol com chegada de treinador

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Zé Ricardo desembarca em Porto Alegre nas primeiras horas da manhã desta terça-feira para “vestir o boné” como técnico do Inter até o final do ano. Antes mesmo de assumir o cargo e ter o primeiro contato com os novos comandados, o treinador já enfrenta uma barreira para a continuidade de seu trabalho: o prazo de validade de seu contrato, até 31 de dezembro.

 

O Inter anunciou a contratação do novo técnico nesta segunda-feira, após 11 dias de incertezas, mudanças de rumo bruscas nos esforços e nos alvos traçados desde a demissão de Odair Hellmann. De início, a solução encontrada é apenas temporária. O contrato assinado não tem qualquer cláusula de renovação automática para 2020, tampouco multa rescisória.

 

 

Zé Ricardo treinou Fortaleza por um mês no Brasileirão — Foto: Kid Júnior/SVMZé Ricardo treinou Fortaleza por um mês no Brasileirão — Foto: Kid Júnior/SVM

Zé Ricardo treinou Fortaleza por um mês no Brasileirão — Foto: Kid Júnior/SVM

 

Trata-se de um detalhe, mera “burocracia” contratual. Mas indica que a diretoria colorada ainda debate e segue em busca de consenso para definir o melhor nome para a próxima temporada. Muito provavelmente, à espera de Eduardo Coudet.

 

Troca de alvos

Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, o Inter tem um acordo alinhado com o técnico argentino para a próxima temporada, ainda a depender de uma série de fatores para ser, de fato, oficializado. Nada está assinado. Mas o calvário colorado até encontrar um rumo nas definições para o cargo começaram ainda antes.

 

Um dia após demitir Odair, a diretoria colorada estipulou Roger Machado e Tiago Nunes como alvos prioritários para assumir o clube de imediato e seguir para 2020 – algo que já muda com Zé Ricardo. Os contatos preliminares foram infrutíferos: ambos logo sinalizaram que ficariam em Bahia e Athletico-PR, respectivamente.

 

 

A diretoria deu a segunda guinada nas tratativas, com mudança de direção. Uma comitiva enviada pelo clube a Buenos Aires na última semana se reuniu com Coudet para tentar sua contratação. O técnico do Racing ouviu a proposta, gostou do que foi apresentado, mas foi taxativo: não deixaria o clube de Avellaneda antes do fim do ano. As conversas foram encerradas – por ora.

 

O executivo Rodrigo Caetano e o vice de futebol Roberto Melo retornaram da Argentina na última quarta-feira. Na quinta, o Inter venceu o Avaí por 2 a 0 na Ressacada, ainda sob o comando interino de Ricardo Colbachini. O então técnico do time B ganhou força para uma permanência mais duradoura, até o final do ano.

 

 

Coudet segue no radar colorado — Foto: Reprodução/Twitter RacingCoudet segue no radar colorado — Foto: Reprodução/Twitter Racing

Coudet segue no radar colorado — Foto: Reprodução/Twitter Racing

 

Mas uma segunda mudança de rumos tomou forma com a derrota por 1 a 0 para o Vasco, no último domingo, em uma reunião ainda no Beira-Rio. A ideia inicial de buscar um técnico também para 2020 ficou na gaveta. Entrou em cena a procura por um técnico “tampão”, como medida urgente para garantir a vaga na Libertadores de 2020.

 

Proximidade com executivo

Foi aí que Zé Ricardo voltou à pauta colorada com intensidade, graças a Rodrigo Caetano, seu velho conhecido dos tempos de Flamengo. O executivo já havia sugerido seu nome aos demais dirigentes envolvidos na contratação do substituto de Odair Hellmann. Mas sem sucesso.

 

Com a decisão de buscar um técnico tampão tomada, duas “correntes” passaram a deliberar sobre dois nomes. Lisca entrou na pauta, sugerido por Roberto Melo, até por ser do agrado do ex-presidente Fernando Carvalho, alvo de consultas frequentes dos dirigentes.

 

Zé Ricardo começou a carreira no Flamengo — Foto: Marcos RibolliZé Ricardo começou a carreira no Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

Zé Ricardo começou a carreira no Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

 

Caetano conseguiu convencer o vice de futebol, o presidente Marcelo Medeiros e o vice-presidente eleito Alexandre Chaves Barcellos sobre Zé Ricardo. No fim da tarde de segunda-feira, o anúncio oficial foi divulgado no site do Inter.

 

Após uma breve passagem pelo Fortaleza, Zé Ricardo assina contrato com o Inter nesta terça. O treinador será apresentado pelo clube gaúcho após o treino e trabalha até o fim da temporada de 2019. Aguardemos os próximos capítulos para conhecer os rumos do 2020 colorado.

Justen Celulares