Rui Car
26/07/2019 14h52

Em postagem, Corinthians lembra título de 1953 e provoca Palmeiras

"Apesar da conquista, o Corinthians é bicampeão mundial", diz o clube em redes sociais

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O Corinthians, em publicação em suas redes sociais nesta sexta-feira, lembrou o aniversário da Pequena Taça do Mundo, um título conquistado em 1953, com vitória de 3 a 2 sobre o Barcelona. E aproveitou para, mesmo sem citar o Palmeiras, cutucar o rival.

 

A mensagem corintiana brinca que o clube não considera a conquista de 1953 um título mundial. É uma evidente referência à luta do Palmeiras pelo reconhecimento da Copa Rio de 1951 como Mundial.

 

– #NesteDia, em 1953, o Timão derrotava o Barcelona-ESP por 3 a 2, com dois gols de Luizinho – o Pequeno Polegar -, e conquistava o ? da Pequena Taça do Mundo. Apesar da conquista, HISTÓRICA, o estagiário sabe que o Coringão é Bicampeão Mundial – diz o Corinthians na publicação.

 

Torcedores corintianos, claro, reagiram à postagem com provocações ao rival. O torneio conquistado pelo Palmeiras reuniu, em 1951, alguns dos maiores clubes da Europa (Juventus, Áustria Viena, Estrela Vermelha, Sporting e Nice), além do próprio Palmeiras (campeão paulista de 1950 e do Rio-SP de 1951), do Vasco (campeão carioca de 1950) e do Nacional (campeão uruguaio).

 

Em 2014, o então presidente da Fifa, Joseph Blatter, reconheceu a conquista da Copa Rio de 1951 como título do Mundial de clubes daquele ano. No site da Fifa, porém, não há menção ao torneio na área que fala dos mundiais de clubes (os chamados “Mundiais Interclubes”, entre os campeões da América do Sul e da Europa, também não aparecem). Em 2017, já sem Blatter no poder, a Fifa se pronunciou e disse que os títulos mundiais antes de 2000 “não são oficiais”. Antes, a entidade havia parabenizado o Palmeiras pelo “primeiro título global”.

Justen Celulares