12/02/2020 17h02

Conmebol e Uefa abrem possibilidade de retorno do Intercontinental

Um retorno será avaliado posteriormente por um comitê criado entre Conmebol e Uefa

PUBLICIDADE
UOL

UOL

PUBLICIDADE
Delta Ativa

Conmebol e Uefa se reuniram na sede da Fifa, em Nyon, na Suíça, para discutir ações que as duas entidades podem realizar para a promoção e o desenvolvimento do futebol nos dois continentes.

 

Dentre os assuntos, um ponto discutido foi a questão da Copa do Mundo de Clubes, torneio que a organização máxima do futebol decidiu remodelar para 2021 com a presença de 24 clubes acontecendo de quatro em quatro anos e a possibilidade de um retorno do antigo Intercontinental, competição que reunia o campeão da Europa contra o campeão da América do Sul.

 

No entanto, a possível volta de um torneio Intercontinental seria ampliado para diversos grupos de idades e tanto para homens, quanto para mulheres.

 

Um retorno será avaliado posteriormente por um comitê criado entre Conmebol e Uefa nos próximos meses. A reunião política renova um Memorando de Entendimento criado pelas duas instituições em 2012 e constitui uma maior colaboração entre o futebol dos dois continentes contra o intervencionismo da Fifa e de seu presidente, Gianni Infantino.

 

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, agradeceu a presença de membros sul-americanos por terem ido à Europa.

 

Alejandro Domínguez, presidente da entidade da América do Sul, seguiu a mesma linha do turco.

 

Foram criadas comissões para se responsabilizar por quatro grandes temáticas que estiveram em pauta nesta reunião sobre assuntos como as competições, o desenvolvimento do esporte, futebol feminino e arbitragem, em que se planeja a instauração de um intercâmbio entre juízes e assistentes para atuar de um continente ao outro.

PUBLICIDADE