14/06/2021 14h28

Centenário do Figueirense: 10 fatos que marcaram a história do clube

Relembre momentos que marcaram a trajetória do clube neste 100 anos, que foram celebrados no sábado (12)

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
“Parabéns, Figueirense”; mosaico montado pela Torcida Elas. Rô, no detalhe, “respira” o Figueirense (Foto: Leo Munhoz / ND)

“Parabéns, Figueirense”; mosaico montado pela Torcida Elas. Rô, no detalhe, “respira” o Figueirense (Foto: Leo Munhoz / ND)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Para marcar os 100 anos de fundação do Figueirense Flutebol Clube, celebrados no último sábado, dia 12, a reportagem preparou uma lista com fatos que marcaram a história do Alvinegro. Da fundação, passando pelas conquistas e também por momentos nem tão felizes para a torcida, dirigentes e jogadores do Figueira.

 

Confira a seguir a relação com os 10 momentos que marcaram a trajetória do clube:

 

Fundação

 

Foi em um domingo de outono, em 12 de junho de 1921, em uma reunião na residência de Ulisses Tolentino, que se deu início à fundação do clube. Coube a Jorge Albino Ramos presidir a primeira reunião, que escolheu por aclamação a primeira diretoria, formada por: João dos Passos Xavier (presidente), Heleodoro Ventura (vice), Balbino Felisbino da Silva (1º secretário), Jorge Felisbino da Silva (2º secretário), Jorge Albino Ramos (1º tesoureiro), Jorge Araújo Figueiredo (2º Tesoureiro), Trajano Margarida (orador) e Higino Ludovico da Silva (guarda esporte).

 

Primeiro título

 

O primeiro capítulo da história de maior vencedor do Campeonato Catarinense começou a ser escrita pelo Figueirense em 1932. Naquele ano, o Alvinegro tornou-se campeão de todos os campeonatos de que participou: Torneio Início, Cidade de Florianópolis e Estadual.

 

figueirense-primeiro-time-campeao-catarinense

Primeiro time do Figueirense campeão do Estado, em 1932 (Foto: Acervo FFC / Divulgação)

Casa própria

 

Torcedor do Furacão, Orlando Scarpelli presidiu o Figueirense em 1944 e 1945. Durante o mandato fez a doação do terreno para a construção do estádio do clube. As obras começaram em setembro de 1948 e se estenderam por toda a década de 1950. O estádio foi inaugurado em 12 de junho de 1960, em uma partida amistosa contra o Clube Atlético Catarinense.

 

figueirense-estadio-orlando-scarpelli

Imagem aérea antiga do Estádio Orlando Scarpelli (Foto: Acervo FFC / Divulgação)

Título internacional 

 

Com gol de Biro-Biro, na prorrogação, o Figueirense comemorou a primeira conquista internacional da história em 7 de fevereiro de 1995. A vitória por 1 a 0 sore o Joinville, no Estádio Orlando Scarpelli, deu ao Alvinegro o título do Torneio Mercosul, que reuniu nove clubes brasileiros (Avaí, Coritiba, Criciúma, Figueirense, Joinville e Marcílio Dias), do Paraguai (Olimpia) e do Uruguai (Nacional e Cerro).

 

Final da Copa do Brasil 

 

Em 2007, o Figueirense chegou até a final da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Maracanã, Figeira e Fluminense ficaram no empate em 1 a 1. Na volta, diante de um Estádio Orlando Scarpelli lotado, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 e viu o tricolor carioca celebrar o título.

 

figueirense-final-copa-do-brasil

Casa lotada no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, em 2007 (Foto: Maurício Vieira, BD, 06/06/2007)

As passagens pela elite nacional 

 

O Figueirense foi o primeiro catarinense a representar o Estado na elite do Campeonato Brasileiro, em 1973. De lá para cá, foram outras 16 passagens pela Série A nacional. As melhores campanhas foram em 2006 e 2011, quando time terminou a competição em 7º lugar. A última temporada na elite nacional foi em 2016.

 
figueirense-edmundo-competicoes-nacionais

Entre os grandes nomes que defenderam o Figueira na Série A do Brasileiro está o atacante Edmundo (Foto: Roberto Scola, BD, 16/11/2005)

Base vencedora 

 

O trabalho de base sempre foi um dos pontos fortes do Figueirense. Em 2008, a garotada colocou a equipe na vitrine nacional ao conquistar o título da 39ª Copa São Paulo de Juniores, passando por adversários fortes como São Paulo e Palmeiras, e superando o Rio Branco-SP por 2 a 0 na decisão.

 

figueirense-campeao-copa-sp-juniores-2008

Garotos desfilam em caminhão dos bombeiros pelas ruas de Florianópolis após o título nacional (Foto: Alvarélio Kurossu, Agência RBS, BD, 25/01/2008)

Maior vencedor do Estado 

 

O Figueirense é um dos maiores vencedores do Campeonato Catarinense. Ao todo, o time do Estreito já soltou o grito de “campeão” no Estado 18 vezes. A última conquista foi em 2018. Na decisão, em jogo único, o Alvinegro bateu a Chapecoense por 2 a 0, na Arena Condá.

 

figueirense-campeao-catarinense-2018

Jogadores celebram a conquista do Estadual (Foto: Márcio Cunha, Especial, BD, 8/4/2018)

O dia que o Figueirense decidiu não entrar em campo 

 

A noite de 20 de agosto de 2019 ficará marcada na história do clube. Por uma série de problemas administrativos e financeiros pelos quais o clube ainda trabalha para sanar, os atletas do Figueirense decidiram não pisar no gramado da Arena Pantanal para enfrentar o Cuiabá, pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro.

 

figueirense-wo-brasileiro-serie-b-2019

Em protesto pela situação administrativa do clube, jogadores não entraram em campo em partida da Série B do Brasleiro de 2019 (Foto: Olímpio Vasconcelos, G1-MT)

Queda para a Série C do Brasileiro 

 

Após quatro anos seguidos lutando para se manter entre os 40 principais times do Brasil, no ano passado, o Furacão não teve êxito. A queda foi confirmada a uma rodada do fim da Série B do Brasileiro de 2020. Neste ano, a clube está jogando na Série C. Em duas rodadas, a equipe comandada pelo técnico Jorginho soma 3 pontos e ocupa a 5ª posição do Grupo B.


POR: EVERTON SIEMANN – DIÁRIO CATARINENSE / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

 

PUBLICIDADE