Rui Car
28/10/2019 08h47

Após vitória, Renato banca Grêmio na Libertadores em 2020: “Eu garanto. No G-4 ou no G-6”

Técnico gremista repete postura de dar mostras de confiança em grupo

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Depois da eliminação na Libertadores com goleada para o Flamengo, o Grêmio voltou a vencer. O Tricolor bateu o Botafogo por 3 a 0, na tarde deste domingo, na Arena. A recuperação também veio com uma garantia. Após a partida, o técnico Renato Gaúcho bancou a classificação do clube para a Libertadores da próxima temporada com presença em G-6 ou G-4 do Campeonato Brasileiro.

 

Renato foi perguntado se garantiria a presença do Grêmio na Libertadores no próximo ano. O treinador disse que o clube irá estar na competição na temporada seguinte, como já bancou este ano mesmo a presença no mata-mata da competição após um início ruim. Ano passado, quando o Grêmio estava na zona de rebaixamento do Gauchão, também garantiu que o time iria para o mata-mata.

 

– Eu garanto o Grêmio na Libertadores no ano que vem. No G-4 ou no G-6, o Grêmio vai estar lá sem dúvida alguma. Mas no momento que garanto é porque tenho confiança total no meu grupo. Houve dúvidas pela imprensa, ano passado mesmo quando ganhamos o estadual achavam que cairíamos. No momento que eu banco aqui eu banco em nome do meu grupo. Conheço meus atletas, sei que são homens, pais de família – garantiu Renato.

 

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo MouraRenato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio — Foto: Eduardo Moura

 

O treinador também valorizou a reação após a goleada sofrida com uma vitória na Arena. Com o resultado, o Grêmio ficou perto do do G-6, em sétimo, a um ponto atrás do Corinthians, o sexto. Renato reclamou de críticas demasiadas sobre alguns jogadores, embora tenha admitido o baque forte da eliminação com um 5 a 0.

 

– Eu concordo que jogamos mal contra o Flamengo, mas colocar em dúvida a capacidade de um ou outro jogador aqui dentro do Grêmio, isso é inadmissível. É inadmissível, o que esse grupo fez em três anos, vem fazendo, três dias depois deu mais uma resposta positiva. Nós vamos ser nocauteados também de vez em quando. Lógico que nós não gostaríamos e nem imaginávamos que ia ser daquela maneira como foi contra o Flamengo. Foi um acidente muito sério, mas não podemos colocar em dúvida a capacidade desse grupo. Quando eu banco uma coisa aqui eu banco sabendo que esse grupo está sempre do meu lado, eu estou sempre do lado deles. Conheço eles muito bem e sei da capacidade deles. O Grêmio vai estar na Libertadores, falo isso em nome do meu grupo – completou.

 

O treinador também voltou a afirmar que o grupo está “envergonhado” pela derrota por goleada, mas ressaltou que o assunto é página virada. Renato agradeceu a presença dos torcedores que foram à Arena e pediu apoio aos jogadores no restante da temporada.

 

– Acima de tudo, queria dar os parabéns para o nosso torcedor. Apesar do mau tempo e do que aconteceu na última quarta-feira, o torcedor veio aqui e desde o início do jogo senti uma energia muito boa, positiva. Quando a equipe entrou em campo foi aplaudida. Isso é muito importante. O nosso torcedor está de parabéns, acho que eles compreendem também a tristeza dos jogadores. Volto a repetir, nós continuamos envergonhados porque nós temos vergonha na cara. Agora é vida nova. A página virou. É importante o torcedor estar com a gente como sempre teve. Como esses poucos torcedores que vieram hoje na Arena e nos apoiaram. Com a ajuda do nosso torcedor a gente vai conquistando o que a gente quer, e esse ano nós temos esse ainda esse objetivo de colocar o Grêmio na Libertadores. E o Grêmio vai disputar a Libertadores do ano que vem – repetiu.

 

O Grêmio já volta aos treinamentos na manhã desta segunda-feira e volta ao Rio de Janeiro à tarde. Na quarta, encara o Vasco, em São Januário, às 21h30. Matheus Henrique, Kannemann e Galhardo serão desfalques para o Tricolor. Maicon, um dos nomes da vitória sobre o Botafogo, também é dúvida.

Justen Celulares