Rui Car
02/06/2020 09h26

Youtuber Felipe Neto cobrou posicionamento de Neymar acerca de casos de racismo

A onda de manifestações populares que se iniciou após a execução de George Floyd foi apoiada por muitas figuras públicas

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na tarde de hoje (1),  Felipe Neto publicou um tuíte, no qual cobrava do jogador Neymar Jr., do Paris Saint-Germain, um posicionamento acerca dos inúmeros casos de violência policial. Os quais causaram a morte de pessoas negras nas últimas semanas, ao redor do mundo. No entanto, mais tarde o influenciador apagou a postagem afirmando que apesar de acreditar ser importante o posicionamento do craque, ele como branco não deveria cobrar. Sendo assim, no post internautas  lembraram que o atleta não costuma apoiar movimentos sociais na web.

 

Famosos questionam as postagens de Felipe Neto

 

O digital influencer fez um compilado de prints retirados do perfil do craque. Desde a morte do ex-segurança George Floyd, no dia 27 de maio e nenhum era sobre o assunto. Entretanto, o post deu o que falar e muitos influenciadores negros, os quais lutam contra o racismo criticaram Felipe. Já que o fato de Neymar ser negro tornava ele vítima do sistema racista.

 

Famosos questionam as postagens de Felipe Neto

 

Outra questão levantada pelos internautas foi a necessidade ou não de posicionamento de pessoas públicas. Isto é, alguns usuários da rede social acreditam que os artistas e esportistas não precisam ter uma opinião formada sobre todos os assuntos. No entanto, outros internautas acreditam que a fama e grande influência do jovem vem acompanhada de grande responsabilidade social. Por isso, o levante popular antirracista em seu próprio continente deveria ter sido pauta em suas redes.

 

Outros Atletas contra o Racismo

 

E em comparação, o capitão do time do Flamengo, Everton Ribeiro, postou em seu Instagram uma foto da manifestação do movimento #vidasnegrasimportam, que ocorreu ontem (31), acompanhada de um texto, no qual explica que conhece a realidade das favelas cariocas e tem muitos amigos do movimento negro. Apesar de não estar em seu lugar de fala, o jogador se solidarizou com o movimento e se colocou contra a violência policial.

 

Post do Instagram do Capitão Flamenguista Everton Ribeiro

 

Além do brasileiro, o jogador da NBA, Lebron James publicou em seu Instagram, na quinta-feira (27) uma foto protestando contra o assassinato de George Floyd. O atleta comumente luta contra o racismo. Dessa forma, na imagem o craque do Los Angeles Lakes usava uma blusa com os dizeres, “I can’t breath“, em português “Eu não consigo respirar”. A frase foi dita durante a tortura do homem negro e se tornou jargão da busca por justiça.

 
 

 Por: Juliana Rangel 

Justen Celulares