Rui Car
16/09/2021 11h36

Tubarão porco espanta banhistas: ronca e fuça, mas vive nas profundezas

Animal encontrado morto, boiando no mar, é raro e vive sob risco de extinção. Ele ronca como um suíno quando retirado da água

Assistência Familiar Alto Vale
Tubarão porco foi pego no Mar Mediterrâneo, mas já estava morto (Foto: Reprodução)

Tubarão porco foi pego no Mar Mediterrâneo, mas já estava morto (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

“Os animal (sic) tem uns bichos interessantes”, diz a música ‘Mundo animal’, dos saudosos Mamonas Assassinas. Totalmente de acordo, diria que deu de cara com o tubarão porto, que apareceu no Mar Mediterrâneo nesta semana. O peixe foi encontrado pela marinha italiana na região da Ilha de Elba. Infelizmente, ele já estava morto quando foi recolhido.

 

A única semelhança desse tubarão com um porto estaria no focinho, embora seja um peixe gordinho, com a coloração parecida com a do suíno. Veja a foto:

 

O tubarão porco é comum no mediterrâneo, mas vive em profundezas de 750 metros – Foto: Reprodução

O tubarão porco é comum no mediterrâneo, mas vive em profundezas de 750 metros (Foto: Reprodução)

Na linguagem técnica, o tubarão porco é conhecido como tubarão-áspero-angular. Além da aparência, ele emite um ruído parecido com o do suíno, quando é retirado da água. Isso só reforçou o apelido.

 

O tubarão porco normalmente é encontrado na costa do Mediterrâneo, na costa Oeste da África e em certas regiões da Europa, podendo viver a até 780 metros de profundidade. Alimenta-se de crustáceos e pequenos animais marinhos e é considerado vulnerável ao risco de extinção desde 2007. As informações são da União Internacional para a Conservação da Natureza.


FONTE: ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares