Rui Car
31/12/2020 16h55

Perfil no Instagram detona festas pelo Brasil; SC não escapou

Página viralizou reunindo vídeos de baladas e flagrantes de desrespeito às normas de segurança. Legenda de postagem diz que vacina já chegou em Santa Catarina

Assistência Familiar Alto Vale
Perfil no Instagram detona festas e aglomerações pelo Brasil (Foto: Instagram/Reprodução/ND)

Perfil no Instagram detona festas e aglomerações pelo Brasil (Foto: Instagram/Reprodução/ND)

Delta Ativa

A pandemia causada pela Covid-19 marcou o ano de 2020. Contudo, neste período de fim de ano, parece que a preocupação com relação à doença ficou para trás.

 

Um perfil no Instagram tem bombado com denúncias de festas e aglomerações registradas pelo Brasil nesses últimos dias do ano.  Chamada de @brasilfedecovid, a biografia da página já diz a que veio, sem rodeios: “Estamos aqui para DENUNCIAR os macabros momentos de confraternização entre os brasileiros e a Covid no Verão 2020/2021.”

 

A página tem feito sucesso reunindo vídeos de baladas e flagrantes de desrespeito às normas sanitárias. Os flagrantes de aglomeração em Santa Catarina não escaparam da mira do perfil. Há publicações mostrando festas em Florianópolis, na Praia do Rosa, em Imbituba e na Praia Brava, em Itajaí.

 

Aglomerações em Santa Catarina

 

Uma das denúncias da página diz respeito a um show de uma banda de pagode realizado nesta segunda-feira (28), em um beach club na Praia Brava, em Itajaí.

 

Em tom sarcástico, a legenda diz que a vacina já chegou no Estado e que “para comemorar” houve a apresentação da banda.

 

A Praia do Rosa, onde aglomerações têm sido flagradas com frequência, também marcou presença na página. A publicação feita na segunda-feira mostra um vídeo do local lotado de pessoas nas ruas. A legenda diz que a região está no “ritmo da CovidFest”.

 

Confira os flagrantes:

 

Uma reportagem exibida pelo Balanço Geral Criciúma no mesmo dia, destacou as aglomerações na Praia do Rosa e a preocupação de autoridades de saúde.

 

Há ainda um vídeo de uma festa realizada no Café de La Musique, em Jurerê Internacional, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

 

Nesta semana, o ND+ publicou reportagem sobre o “brunch” promovido pela casa e que gerou aglomerações e desrespeito às regras sanitárias.

 

O Café de La Musique informou que o espaço está operando em formato brunch/restaurante, com capacidade de público reduzida e que segue todas as medidas exigidas.

 

Baladas, shows, praias e ameaças

 

A primeira postagem do @brasilfedecovid foi feita somente na segunda-feira (28) e exibe o vídeo de uma festa em Trancoso, no litoral da Bahia. Até a manhã desta quinta-feira (31), já havia 91 publicações na página e mais de 22 mil seguidores.

 

O perfil, no entanto, segue somente a conta do MPF (Ministério Público Federal) no Instagram.

 

Entre as postagens estão, sobretudo, vídeos e fotos de baladas, shows e aglomerações em praias. As legendas têm tom sarcástico e denunciam o desrespeito às normas sanitárias de combate à Covid-19.

 

As hashtags mantêm a mesma linha: #verão; #BurguesiaFedeCovid; #Responsabilidade; #Segurança; #VouMatarQuemEstáNaMinhaCasa; #fériasmortais.

 

Em uma postagem feita nesta quarta-feira (30), o perfil informou que tem recebido ameaças por conta do conteúdo. A página ressaltou que os vídeos publicados são feitos por colaboradores ou retirados de perfis abertos no Instagram.

 

Denunciar, não promover

 

A página também fez questão de destacar que o objetivo das postagens é denunciar festas irregulares ou clandestinas e as aglomerações e não promovê-las.

 

“Para quem não entendeu, o perfil @brasilfedecovid está aqui para denunciar festas irregulares ou clandestinas e aglomerações em todo o Brasil durante o verão. Não estamos incentivando festas. Algumas pessoas estão nos xingando e denunciando pois entenderam que estamos promovendo as festas. Não é isso, pessoal.”


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares