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Uma medida tomada lá na Alemanha gerou dúvida sobre o futuro da Oktoberfest em Blumenau. Foi aprovado nesta quarta-feira (15), na Espanha, o registro da marca Oktoberfest, solicitada pela prefeitura de Munique, cidade da maior festa de chope do mundo.
A decisão dá a Munique o poder de restringir legalmente cópias do festival. A medida, aprovada pelo EUIPO (Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia), foi motivada após Dubai anunciar que faria uma festa no mesmo estilo.
Mas o que foi decidido lá na Europa tem impacto na festa realizada aqui no Brasil? A reportagem conversou com o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, para entender como a cidade fica nessa situação.
Conforme o secretário, a decisão não mudará em nada a realização da festa no município. Greuel explica que Munique está protegendo a marca da festa assim como Blumenau também já faz. “Eles estão protegendo a marca de Munique. Estão protegendo a história e evitando que espertalhões se aproveitem para lucrar indevidamente”, afirma.
A situação vivida por Munique foi similar com o que Blumenau viveu no último ano, quando anunciou de forma inédita o cancelamento da festa. Greuel lembra que na ocasião surgiram diversas cidades se aproveitando e tentando obter “lucro pessoal” com a marca da festa tida como a “maior festa alemã das Américas”.
“Não nos preocupa (o que Munique está fazendo). Inclusive vemos com bons olhos. É uma chancela de preocupação com a marca Oktoberfest”, finaliza o secretário.
Marca Oktoberfest Blumenau
Blumenau atua desde final de 2020 no edital de licitação da concessão da marca Oktoberfest Blumenau. De acordo com o município, a concessão tem o objetivo de garantir que os produtos sigam um padrão criativo de qualidade e com remuneração a Blumenau, algo que nunca ocorreu nas 36 edições anteriores.
O edital foi lançado em 2020, mas após parecer do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), ele foi relançado no início de 2021. O licenciamento em questão trata apenas da marca “Oktoberfest Blumenau” para aplicação e comercialização de produtos, com grafismo e logomarca (chapéu bávaro).