22/09/2021 11h32

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia pré-estreia nacional de “Tarsilinha”

Evento chega à 20ª edição e se consolida como um dos principais festivais dedicados ao audiovisual para crianças no Brasil

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à 20ª edição e anuncia a programação deste ano com uma pré-estreia muito aguardada no país. Tarsilinha, animação inspirada na obra da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) e dirigida por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, terá exibição gratuita durante o evento, com transmissão ao vivo para todo o Brasil.

 

A 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada de 16 a 31 de outubro. Toda a programação é gratuita e online: são 140 filmes, shows de música, sessões de cinema com transmissão ao vivo e bate-papo, masterclass, oficinas para produtores culturais e crianças, entre outras atividades.

 

Ao longo de duas décadas, o evento se consolidou como o mais longevo e um dos principais projetos de promoção da cultura da infância por meio do audiovisual no Brasil. Nesse período, a produção cinematográfica no país amadureceu, e a Mostra acompanhou essa evolução e forjou políticas para esse desenvolvimento, mostrando nas telas a diversidade das infâncias do país e do mundo e sendo um espaço de difusão, formação e inspiração para realizadores.

Trabalhamos há 20 anos por um cinema brasileiro focado nas suas raízes, na sua arte e na sua história. Lançar o Tarsilinha, com música-tema assinada por Zeca Baleiro e inspirada em Villa Lobos, é emocionante“,  comemora Luiza Lins, diretora geral e idealizadora da Mostra. 

 

Tarsilinha e Zeca Baleiro na abertura da Mostra

 

O músico Zeca Baleiro, autor da música tema de Tarsilinha, é o convidado da abertura da 20ª Mostra de Cinema Infantil. O show ao vivo será transmitido a partir do site do evento no dia 16 de outubro. A abertura terá ainda uma apresentação especial do filme. No dia 23 de outubro, a animação terá exibição gratuita, também a partir do site oficial, e poderá ser assistida de qualquer cidade do país.

 

A iniciativa de transmitir para todo o Brasil está em sintonia com um dos propósitos do evento: o de democratizar o cinema e fazer com que essa arte chegue ao maior número de crianças.

Tarsilinha conta a jornada de uma menina de oito anos para recuperar a memória de sua mãe. O longa não é uma biografia de Tarsila do Amaral, mas é inspirado nas obras da artista modernista. Em termos visuais, a personagem transita pelo universo de cores, estruturas e formas característicos do universo pictográfico de Tarsila.

 

O filme se concentra muito na obra de Tarsila como um universo fantástico que ela criou“, explica a diretora Celia Catunda. “Incorporamos o conceito do modernismo e o que foi esse momento da antropofagia. Na narrativa a gente traz esses elementos a partir da memória, da possibilidade de você absorver informações e lembranças. Incorporar uma obra como o Abaporu e transformá-lo, na narrativa, numa montanha lotada de memórias, por exemplo. Essa forma de incorporar o conceito modernista deixou o filme rico para quem conhece o significado disso. Quem ainda não conhece, passa a entender dentro da narrativa“.

20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

 

De 16 a 31 de outubro

Online e gratuito

Site oficial


POR: MARINA MARTINI LOPES – HORA DE SANTA CATARINA / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
PUBLICIDADE