13/10/2021 10h11

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste tem 150 km de diâmetro e é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
PUBLICIDADE

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A passagem de cometas próximo à Terra não é novidade, mas o Bernardinelli-Bernstein, que está vindo em direção ao planeta chama a atenção. É o maior cometa já identificado pela ciência e está prestes a passar por aqui.

 

Descoberto em 2014, ele foi identificado apenas neste ano e batizado em homenagem aos cientistas que o detectaram. Com 150 km de diâmetro, ele é mais de 30 vezes maior do que os cometas que são geralmente vistos pelos astrônomos dedicados a detectar, monitorar e identificar novos corpos celestes.

 

O tamanho incomum do cometa fez, inclusive, com que ele fosse confundido com um planeta anão. De acordo com especialistas ouvidos pela BBC, o cometa não deve colidir com a Terra, mas a expectativa é grande para poder observá-lo mais de “perto”.

 

O maior cometa já identificado pelos astrônomos não será visto a olho nu, mas a passagem dele deve ser bem mais próxima do que na outra “visitinha” que ele fez por aqui. Segundo estudos, o cometa deu uma volta na região do nosso sistema solar há 3,5 milhões de anos.

 

A empolgação dos cientistas se justifica. O Bernardinelli-Bernstein pode ajudá-los a entender melhor sobre o Sistema Solar, por se tratar de um objeto considerado imaculado.


Fonte: ND+

Foto: Noirlab / NSF / Aura / J. da Silva / Divulgação

PUBLICIDADE