31/07/2021 11h25

Jacaré terá nome escolhido por votação em rede social em SC

População pode dar sugestões até a próxima segunda, quando ocorrerá a votação

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Réptil vive no Parque desde 2020 e ainda não tem nome (Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação)

Réptil vive no Parque desde 2020 e ainda não tem nome (Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O nome de um dos jacarés-do-papo-amarelo do Parque do Córrego Grande, em Florianópolis, será escolhido numa campanha da prefeitura pelas redes sociais. A ideia foi lançada nessa quinta-feira (29) para que a população dê suas sugestões pelo Instagram da administração. Os melhores nomes vão passar por uma votação na próxima segunda (02).

 

O jacaré chegou ao Parque em 2020 e, desde então, faz companhia a Harolda, que mora lá há alguns anos. Ela chegou a ser chamada de Haroldo, em homenagem a um dos colaboradores que atuam na Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram).

 

No entanto, segundo a prefeitura, quando Haroldo colocou 15 ovos se descobriu que era uma fêmea, por isso, o nome do jacaré foi alterado.

 

Agora, o nome do companheiro de Harolda será escolhido pelo Instagram (instagram.com/prefflorianopolis). Para participar, basta colocar a sugestão nos comentários da publicação na rede social. 

 

Na segunda-feira, as melhores ideias vão passar por uma votação, numa enquete que ficará nos stories por 24h. O nome mais votado será usado para o “batismo” do jacaré.

 

Parque

 

A Floram destaca que a presença dos jacarés em áreas como o Parque do Córrego reforça a importância da preservação de corredores ecológicos entre áreas de conservação e áreas verdes em centros urbanos.

 

Harolda e o colega escolheram viver no parque e só conseguiram entrar neste ambiente porque havia corredores na paisagem que possibilitaram o deslocamento.

 

O Parque é aberto à visitação todos os dias, das 7h às 18h, mas para ver os jacarés, como são animais silvestres, é fundamental observar os avisos distribuídos pelo local. O uso de máscaras dentro do Parque é obrigatório.

 

Espécie

 

Conforme a Floram, o jacaré-do-papo-amarelo tem seu habitat no sudeste da América do Sul, com 70% da espécie no leste do Brasil, principalmente no bioma da Mata Atlântica. 

 

Na maioria das vezes, é encontrado em ecossistemas costeiros como mangues, pântanos, lagos e rios. Atualmente, o risco de extinção é menos preocupante, mas deve ser monitorado devido ao aumento das cidades, o que diminui seu habitat.


POR: JULIANA GOMES – CBN / NSC TOTAL

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
PUBLICIDADE