Rui Car
29/12/2020 15h13 - Atualizado em 29/12/2020 15h16

Ícone da moda, Pierre Cardin morre aos 98 anos

Estilista não teve causa da morte divulgada

Assistência Familiar Alto Vale
Pierre Cardin deixa legado no mundo da moda (Foto: Reprodução)

Pierre Cardin deixa legado no mundo da moda (Foto: Reprodução)

Delta Ativa

Pierre Cardin, grande estilista da alta costura mundial, morreu nesta terça-feira (29), aos 98 anos. O modista estava no hospital americano de Neuilly, em Paris, mas a causa da morte não foi divulgada. O falecimento foi confirmado pela família de Cardin à Agência France Presse. Ícone da moda, Pierre foi um dos importantes nomes na retomada da alta costura na França, logo após a Segunda Guerra Mundial.

 

Apesar de sua naturalidade italiana, mudou-se para a França quando tinha apenas dois anos, ao fugir com seus pais do fascismo. Aos 14 anos, Cardin já dava seus primeiros passos no mundo da moda, ao se tornar alfaiate na cidade de Saint-Etienne. Depois disso, foi aprofundando seus estudos sobre o tema e se instalou na casa de moda em Vichy e, mais tarde, na casa Paquin, em Paris, da famosa estilista Jeanne Paquin.

 

Anos depois, ele começou a trabalhar com Christian Dior até fundar seu próprio ateliê, em 1950. Com um estilo revolucionário nas formas e nos materiais usados nas peças, virou ícone do prêt-à-porter.

 

O legado de Pierre Cardin

 

Por causa de sua fama e estilo único, passou a ser um dos queridinhos do mundo das celebridades. Pierre foi o responsável por vestir nomes como a atriz Jeanne Moreau, com quem foi casado por quatro anos, a também atriz Charlotte Rampling, a bailarina Maya Plisetskaya e até os Beatles.

 

Futurista, Cardin sempre esteve à frente de seu tempo, sendo o primeiro estilista a fazer uma coleção masculina, além de democratizar a moda e fazer peças para serem vendidas em lojas de departamento.

 

Ele também foi responsável por escolher uma modelo japonesa para seus desfiles, o que não era comum à época, e foi o primeiro ocidental a promover evento de moda em Pequim, na China, em 1979. Além do legado no mundo da moda, Pierre Cardin também deixa seu nome registrado em hotéis, perfumaria e restaurantes.


FONTE: NA TELINHA – UOL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares