Rui Car
12/10/2021 10h19

Grupo de teatro de SC realiza espetáculo para crianças em apresentação virtual

A obra "Os Pequenos Mundos” do Grupo Eranos Círculo de Arte, de Itajaí, propõe interação real entre as crianças e o cenário por meio de plataforma digital

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Em outubro, mês das crianças, o grupo de teatro catarinense Eranos Círculo de Arte, referência em trabalhos cênicos infantis, participa da programação digital do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

 

Com a obra “Os Pequenos Mundos”, o grupo trabalha pela primeira vez com a participação online das crianças em um espetáculo no formato híbrido. Parte da apresentação é virtual, com cenas ao vivo e animações, e outra é presencial, a partir da ambientação da criança.

 

A companhia de Itajaí propõe que aconteça uma preparação para o espetáculo dentro da casa do espectador. Por meio de tutoriais, a família pode construir um cenário com o que tiverem à mão, criando uma experiência física, tátil e inovadora.

 

Em qualquer lugar que uma criança se encontre, ela vai criar uma pequena história, um pequeno mundo com aquilo que está a sua volta: pode ser suas próprias mãos, uma sombra, caixas, plantas, folhas e galhos. A potência criativa é muito natural para as crianças”, explica Sandra Coelho, atriz, psicóloga e integrante do Eranos Círculo de Arte.

 

Na peça indicada para crianças de 3 a 8 anos, o público é levado a uma aventura por mundos de fantasia feitos de caixas de papelão. A narrativa é conduzida por bonecos animados pela atriz Sandra Coelho e confeccionados por Leandro Maman.

 

Como funciona o espetáculo

 

O responsável pela criança recebe, antecipadamente, um tutorial com uma lista de materiais e orientações para a preparação de um espaço cenográfico em casa, que servirá como ambientação para o espetáculo.

 

As apresentações são realizadas por meio da plataforma Zoom e têm duração aproximada de 35 minutos, com interação entre plateia, atores e objetos que os adultos já deixaram previamente preparados no local.

 

Vou pedir que façam ou que me mostrem coisas, como objetos, suas mãos etc. O microfone delas poderá ser aberto para quando quiserem se manifestar. Vai ter uma música com o nome das crianças que será cantada ao final do espetáculo. Elas de verdade participam e são parte fundamental do espetáculo. E os pais atuam como facilitadores da experiência”, explica Sandra.

 

Serviço

 

O espetáculo fica em cartaz até 21 de novembro, aos sábados e domingos com sessões às 15h e às 17h, às quintas-feiras com apresentações às 10h, e nas sextas-feiras às 15h.

 

As sessões de domingo possuem acessibilidade com intérprete de libras e audiodescrição. Toda temporada acontece pela plataforma Zoom e são permitidos até 20 ingressos por sessão – cada bilhete virtual dá direito à participação de toda família.

 

Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e podem ser adquiridos no site www.bb.com.br/cultura. O valor arrecadado com a bilheteria será doado integralmente para a Associação Colmeia de acolhimento infantil – Belo Horizonte.


Fonte: ND+

Foto: Grupo Eranos / Divulgação

Justen Celulares