Rui Car
08/09/2020 15h27

Golpe do perfil falso ganha força em SC: confira dicas para evitar

Segundo a Polícia Civil, as ações cresceram nos últimos meses, explorando o isolamento social e as vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

Os golpes envolvendo a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens ganharam força em Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, as ações cresceram nos últimos meses, explorando o isolamento social e as vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades.

 

Os golpes utilizam “engenharia social”, que nada mais é do que obter informações em fontes abertas e, a partir delas, manipular psicologicamente as pessoas para obter vantagens – no caso, dinheiro. Por isso, é preciso muito cuidado com o que se compartilha na internet.

 

Vale lembrar que denúncias podem ser feitas Denúncias ao 181 ou no WhatsApp (48) 98844-0011. A Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de SC criaram uma cartilha para ajudar acabar com essa ameaça virtual:

 

> Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais. (Para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão).

 

 

> Ajustar o aplicativo de mensagens para não mostrar a foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos.

 

> Configurar o perfil na rede social (Facebook, Instagram) para ocultar dados de contato (e-mails e telefone celular).

 

> Nunca repasse para terceiros senhas e outros códigos recebidos.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares