26/07/2021 11h06 - Atualizado em 26/07/2021 11h07

Fim de semana no Litoral Norte Catarinense foi marcado por show de baleias-jubarte

Animais foram vistos na Ilha Feia de Balneário Piçarras e na Praia do Quilombo em Penha

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Baleia-jubarte foi vista em Balneário Piçarras (Foto: Reprodução / Redes sociais)

Baleia-jubarte foi vista em Balneário Piçarras (Foto: Reprodução / Redes sociais)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Quem pôde navegar durante o fim de semana no Litoral Norte de Santa Catarina, teve o privilégio de ver baleias-jubarte dando um espetáculo em diversos pontos da região.

 

Um vídeo mostra o animal saltando a poucos metros de distância das pessoas, um espetáculo assustador!

 

 

De acordo com o curador do museu oceanógrafo da Univali, Jules Soto, os animais são juvenis. Baleias-jubarte foram vistas também na praia do Quilombo, em Penha.

 

Migração anual

 

Neste ano, uma grande ocorrência de baleias-jubarte está sendo relatada no litoral de Santa Catarina. Cinco dos nove animais mortos foram encontrados com apetrechos de pesca no corpo.

 

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir. Entretanto, a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

 

As espécies podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de ‘krills’, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

 

Ao avistar uma baleia viva nadando em nosso litoral, é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento delas.

 

Caso algum desses mamíferos seja encontrado morto ou debilitado, a PMP-BS recomenda que sejam feitas ligações para o número 0800 642 3341, das 7h às


POR: GRAZIELLE GUIMARÃES – ND+


SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
PUBLICIDADE