19/07/2021 17h04

EUA: Peixe dourado do tamanho de bola de futebol americano é encontrado em lago

Muitos peixes dourados são libertados em lagos quando não mais desejados pelos donos, mas essa prática pode prejudicar o meio-ambiente

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Cidade de Burnsville

Foto: Cidade de Burnsville

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Os peixinhos dourados que você compra em uma loja de animais por alguns centavos podem não parecer uma ameaça ambiental, mas têm a capacidade de se tornar um grande problema se for solto em lagos ou lagoas – principalmente porque podem crescer e serem surpreendentemente enormes.

 

Burnsville, no estado americano de Minnesota, chamou a atenção nas redes sociais para esta questão global quando um habitante postou fotos de alguns peixes da espécie capturados durante uma pesquisa em andamento no Lago Keller. A cidade pediu aos moradores que não soltassem seus peixes de estimação indesejados.

 

Os pesquisadores pegaram 10 peixes dourados na semana passada e outros 18 nesta semana –  todos tinham mais de 30 centímetros de comprimento, com o maior tendo 38 centímetros e pesando cerca de dois quilos.

 

O especialista em recursos naturais de Burnsville, Caleb Ashling, disse à CNN que a cidade fez parceria com a vizinha Apple Valley e a empresa Carp Solutions para descobrir quantos peixes dourados existem no lago.

 

Recebemos alguns relatos de residentes de grupos cada vez maiores de peixes dourados no lago“, disse Ashling. “As pessoas os viam da costa ou se estivessem passeando de caiaque, eles os viam quando estavam em barcos.”

 

Ele disse que alguns dos peixes eram do tamanho de uma bola de futebol americano.

 

Eu sabia que eles tinham um tamanho grande, através de algumas informações anteriores, mas mesmo sabendo disso, é um pouco surpreendente ver como alguns desses peixes são gigantes“, disse Ashling. “Então eles são bem grandes, e diferentes dos peixinhos dourados em lojas de animais.”

 

Os peixes dourados remexem-se no fundo de lagos e lagoas em busca de alimento, o que agita os sedimentos e pode arrancar as plantas. Isso pode afetar a qualidade da água e a diversidade de espécies nativas quando o peixe dourado se estabelece, disse o proprietário da Carp Solutions, Przemek Bajer, que é professor assistente de pesquisa na Universidade de Minnesota.

 

Frequentemente, eles não comem plantas aquáticas, mas as plantas simplesmente não conseguem estabelecer raízes nesses lagos, elas são apenas arrancadas fisicamente“, disse Bajer. “Então, se você tem muitos peixes dourados e carpas no lago, geralmente a primeira coisa que acontece é que todas as plantas aquáticas desaparecem.”

 

Os peixes também expelem nutrientes que se instalam no fundo e resíduos que podem promover a proliferação de algas que “transformam lagos claros em lagos verdes“.

 

Os peixes dourados são nativos da China e do leste da Ásia e viajaram pelo mundo, graças à sua popularidade como animais de estimação e peixes ornamentais.

 

O órgão de Pesquisa Geológica dos EUA diz que eles foram encontrados em todos os estados dos país, exceto no Alasca, que erradicou uma população de peixes dourados introduzidos ilegalmente em 2019 de um lago em Anchorage.

 

Todos os peixes dourados são invasores, basicamente em todo o mundo“, disse Bajer. “Em toda a América do Norte, Austrália, partes da Europa, eles estão muito, muito difundidos.”

 

Eles estão intimamente relacionados com as carpas comuns, que são outra espécie invasora não nativa, disse Bajer. “É mais provável que alguém os tenha liberado, mas eles também podem se reproduzir na natureza“, disse Bajer. “Não sabemos se esses animais em particular foram liberados por alguém ou se foram gerados no lago por pais que talvez tenham sido introduzidos por alguém.”

 

Bajer disse que o peixinho dourado precisaria estar na água por vários anos para atingir aquele tamanho.

 

Peixe dourado

Os peixes dourado variavam em tamanho de cerca de 30 a 40 centímetros de comprimento e o maior pesava dois quilos (Foto: Cidade de Burnsville)

Ele disse que coletarão alguns peixes para teste durante uma pesquisa na próxima semana e serão capazes de dizer exatamente quantos anos eles têm observando um osso do ouvido interno que tem anéis de crescimento, semelhantes a uma árvore, que podem ser vistos ao microscópio .

 

Ashling disse que trabalharam duro para melhorar a qualidade da água no Lago Keller e as comunidades querem proteger seu investimento. Ele disse que as cidades decidirão o que fazer a seguir assim que a Carp Solutions terminar sua avaliação de quantos peixes dourados existem no lago.

 

Sabemos que não é bom ter peixes dourados no lago, mas em algumas situações, eles podem estar lá e não causarem muitos problemas graves, mas no lago certo nas condições certas eles podem causar muitos problemas“, disse Ashling. “Portanto, ainda estamos tentando descobrir qual é a nossa situação no Lago Keller.”

 

Bajer disse que o peixe dourado e a carpa são onívoros e gostam de sementes, o que é um pouco incomum para os peixes da América do Norte. Ele disse que eles poderiam iscar certas áreas do lago com milho rachado para atrair os peixes dourados e, em seguida, recolhê-los em redes especializadas sem prejudicar os peixes nativos.

 

Como os peixes dourados são espertos, eles podem aprender rapidamente onde está a comida, e também porque são animais sociais. Assim que alguns deles aprendem sobre a comida, essa informação passa para o resto da população.”

 

Ashling diz que espera que a atenção que os peixes receberam incentive os residentes a encontrar um lar melhor para seus animais de estimação indesejados do que o Lago Keller.

 

Parece que há muitas pessoas que não percebem o quão grandes [os peixes] podem ficar, e que existem algumas consequências ambientais não intencionais da liberação de peixes dourados ou outros tipos de animais de estimação na natureza“, disse ele.

 

É ilegal despejar peixes dourados na natureza em Minnesota e em muitos outros estados americanos.

 

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA disse que algumas lojas de animais aceitam peixes indesejados e que amigos, parentes, clubes de aquários, escolas ou casas de repouso podem querer adotá-los.


POR: DAVID WILLIAMS – CNN

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
PUBLICIDADE