Rui Car
20/07/2021 11h35 - Atualizado em 20/07/2021 11h36

Estação de SC registra cerca de 20 meteoros que explodiram ao entrar na atmosfera em 2021

Ao todo, cerca de 2,1 mil meteoros foram flagrados por câmeras em Monte Castelo, Norte do estado

Assistência Familiar Alto Vale
Meteoro também foi flagrado em outras cidades brasileiras (Foto: Jocimar Justino / Divulgação)

Meteoro também foi flagrado em outras cidades brasileiras (Foto: Jocimar Justino / Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O astrônomo amador Jocimar Justino fez o registro, em 2021, de cerca de 20 meteoros explosivos pela câmera de monitoramento da estação instalada em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina.

 

Jocimar compilou, até o dia 15 de junho, as imagens mais interessantes de meteoros que explodiram ao entrar na atmosfera. O horário que está nos registros segue padrão do Tempo Universal Coordenado (UTC), por se tratar de um fuso-horário zero.

 

Ao todo, cerca de 2,1 mil meteoros foram flagrados por Jocimar, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), neste ano.

 

Entre os registros mais recentes estão a passagem de dois meteoros que explodiram após entrar na atmosfera na última semana. Os fenômenos ocorreram na terça (13) e quarta-feira (14).

 

Registrei por volta de 20 meteoros explosivos este ano. A questão de alguns explodirem e outros não está ligada à composição dos meteoroides, das rochas espaciais. Algumas rochas são mais frágeis que outras. A tendência é que as mais frágeis explodam ao entrar na atmosfera. A velocidade e o ângulo que essa rocha entra na atmosfera também interferem neste resultado“, explicou Jocimar Justino.

 

Em vez de se vaporizar gradualmente, ele acumula energia, o que o faz aquecer ainda mais, até o momento em que a resistência atmosférica vence a resistência mecânica do meteoroide, fazendo com que ele se fragmente e se vaporize rapidamente, liberando rapidamente a energia como uma explosão“, complementou o diretor-técnico da Bramon, Marcelo Zurita.

 

Último registro

 

O último registro de um meteoro explosivo ocorreu na quarta-feira (14) por volta das 22:58. Segundo Jocimar, o fenômeno teve velocidade, horário de queda e localização próximos de um registro feito no dia anterior.

 


POR: CAROLINA FERNANDES – G1 SC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares