Rui Car
30/12/2019 15h10 - Atualizado em 30/12/2019 14h05

Em 2019, registros de armas de fogo aumentaram 48% no Brasil, enquanto homicídios caíram 22%

Os dados são da Polícia Federal e do Sinesp

Assistência Familiar Alto Vale
Conexão Política

Conexão Política

Delta Ativa

Segundo dados oficiais da Polícia Federal, o Brasil registrou 44.181 novos registros de armas. Ou seja, os números representam 5 armas por hora em 2019.

 

Em todo ano de 2018, esse número foi de 35.758. O resultado reflete as medidas tomadas durante o 1º ano do governo Bolsonaro. Na prática, o registro representa um aumento de 48%.

 

Ainda segundo a Polícia Federal, os dados referem-se ao cidadão comum – excluindo, portanto, as novas solicitações pelas polícias, empresas de segurança, atiradores e colecionadores.

 

Queda nos números de homicídios 

Conforme noticiado pelo Conexão Política, o número de homicídios caiu 22% em todo o país, em comparação com o mesmo período de 2018.

 

 

A informação foi divulgada em Brasília, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base em dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).

 

O resultado já havia sido parcialmente antecipado pelo presidente Jair Bolsonaro, que usou sua conta no Twitter para comemorar o que classificou como um dos pontos positivos de seu governo.

 

Segundo o ministério, a redução no total de ocorrências também foi verificada nos outros oito tipos de crimes registrados na plataforma que reúne informações fornecidas pelos estados e pelo Distrito Federal, a partir de boletins de ocorrência das polícias civis.

 

Os casos de estupro caíram 12%. Tentativas de homicídio foram reduzidas em 9,4%.

 

Também houve queda no total de latrocínios (-23,8%); lesão corporal seguida de morte (-3,2%); roubos contra instituições financeiras (-40,9%); roubo de carga (-25,7); roubo de veículo (-27%) e furto de veículo (-9,9%).

Justen Celulares