09/06/2021 14h15

Eclipse solar “anel de fogo” acontece nesta quinta-feira (10); saiba como assistir

O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro deste ano e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, somente em 2023

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Nesta quinta-feira (10), ocorre um eclipse solar anular, fenômeno que por alguns minutos produz um belo “anel de fogo” no céu, resultado da ocultação parcial do disco solar pela Lua passando entre a Terra e nossa estrela.

 

Eclipse anular é observado com o uso de um filtro solar na Indonésia, em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Willy Kurniawan)

Infelizmente, apenas moradores de cidades no hemisfério norte, como Chicago, Nova York, Toronto, Boston, Paris, Londres, Berlim, Estocolmo e Moscou, poderão observar o fenômeno em sua plenitude.

 

Pessoas tiram fotos com seus smartphones enquanto monitoram o eclipse solar anular na Arábia Saudita em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Hamad I Mohammed)

Mas isso não quer dizer que nós, brasileiros, vamos ficar de fora. Segundo o site Astronomia, poderemos acompanhar o eclipse através de transmissões on-line gratuitas. Assim como fizemos com o eclipse lunar que, semanas atrás, se seguiu à “Supelua de sangue”.

 

A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular visto de Cingapura em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Tim Chong)

Uma das transmissões é a do Virtual Telescope Project, que vai começar às 6h30 (horário de Brasília) da quinta-feira.

 

O vídeo poderá ser visto no site do projeto, ou também, em seu canal no YouTube. Para facilitar, colocamos o vídeo logo abaixo. É só dar play na hora do eclipse e aproveitar.

 

Outra transmissão é a do site Time and Date, que começa um pouco mais cedo: às 6h (horário de Brasília). O ponto máximo do eclipse, quando o “anel de fogo” surge no céu, deve ocorrer às 7h41.

 

Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro deste ano e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, somente em 2023.

 

O que é um eclipse solar “anel de fogo”

 

A Lua se move em frente ao Sol em um raro eclipse solar de “anel de fogo”, visto da ilha de Balut, província de Saraggani, nas Filipinas em 2019 (Foto: Divulgação)

Conforme explica o portal de notícias, Tilt Uol, durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra.

 

No caso deste eclipse, a Lua está um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando alguns raios escaparem pelas bordas e formarem o “anel de fogo”, conclui o informativo.

 

Mais fotos do eclipse anular de 2019

 

Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular. Abu Dhabi em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Christopher Pike)


Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular. Abu Dhabi em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Christopher Pike)


Crianças acompanham eclipse solar anular. Abu Dhabi em dezembro de 2019 (Foto: Reuters / Christopher Pike)


POR: CIRO GROH – O MUNICÍPIO

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
PUBLICIDADE