31/07/2021 11h13

Dublador Mário Monjardim, a voz do Salsicha e do Pernalonga, morre aos 86 anos

Óbito ocorre dias após seu amigo e dublador do Scooby-Doo, Orlando Drummond, também morrer

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Dublador Mário Monjardim (Foto: Divulgação / MF Press Global)

Dublador Mário Monjardim (Foto: Divulgação / MF Press Global)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Morreu nesta sexta-feira (30), aos 86 anos, o dublador e diretor de dublagem Mário Monjardim, famoso por dar voz a personagens icônicos de desenhos animados como Pernalonga, Salsicha, da turma do Scooby-Doo, e o Capitão Caverna.

 

Monjardim morreu em casa, no Rio de Janeiro. A causa do óbito não foi divulgada. No ano passado, ele havia sofrido um AVC que o deixou com sequelas.

 

Em uma triste coincidência, a voz do Scooby-Doo era de Orlando Drummond, que morreu três dias antes, na terça-feira. Os dois eram amigos, colegas de muitos trabalho e Drummond era padrinho de um dos filhos de Mário.

 

Drummond e Monjardim foram muito importantes para mim. Achei que ia estar preparado para essa perda, mas não. Vou sempre tentar homenageá-los nas minhas dublagens. Eles foram muito amigos e acredito que o Drummond veio buscar o Monjardim para ficar com ele. Vou homenagear sempre essas referências em palestra, dublagens ou para os fãs”, disse o ator e dublador Guilherme Briggs bastante emocionado com as duas perdas na mesma semana.

 

Orlando Drummond, voz do Scooby-Doo, e Mário Monjardim, o Salsicha: amigos morreram em intervalo de 3 dias — Foto: Divulgação / MF Press Global

Orlando Drummond, voz do Scooby-Doo, e Mário Monjardim, o Salsicha: amigos morreram em intervalo de 3 dias (Foto: Divulgação / MF Press Global)

O dublador era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim e primo do diretor de novela Jayme Monjardim. Tinha cinco filhos: além de Júlio, era pai de Marcus, André, Leyla e Mario.

 

Capixaba, Mário Monjardim Filho nasceu em1935, na cidade de Vitória. Foi casado com Zoraida Barreto e atualmente estava com Branca Monjardim.

 

Carreira

 

O começo da carreira foi em 1954, na Rádio Vitória. No Rio, trabalhou na Rádio Nacional. Em 1965, foi para a recém inaugurada TV Globo por intermédio do diretor Graça Melo.

 

Na Globo, fez parte do elenco de vários programas, dentre eles a primeira versão de “Carga pesada”, e os programas humorísticos “Chico Anysio Show” e “Os Trapalhões”, todos na década de 1980.

 

Na dublagem, começou em 1958, na Herbert Richers, quando havia acabado de chegar no Rio. Passou por várias produtoras de dublagem, além de canais, como o Telecine,

 

Nos últimos anos, trabalhou na Delart, com alguns trabalhos na Audiocorp e na Áudio News. Só se afastou da dublagem após sofrer o AVC no ano passado.

 

Veja alguns dos personagens dublados por Mário Monjardim:

 

  • Watto em Star Wars – Episódio I e II
  • Salsicha em Scooby-Doo 1 e 2
  • Gus na franquia Uma Noite no Museu
  • Gomes Addams em A Família Addams (1964)
  • Pernalonga, para o qual criou o bordão “O Que Que Há, Velhinho?”
  • Frangolino em Looney Tunes
  • Capitão Caverna em Capitão Caverna
  • Zé Colméia e a Corrida Espacial
  • Animal em Muppet Babies
  • Sabidão em A Pequena Sereia I e II
  • Ziggy em Mogli, o Menino Lobo (1ª Dublagem)
  • Prefeito Peru Gluglu em O Galinho Chicken Little
  • Reggie em A Princesa e o Sapo

FONTE: G1

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
 
PUBLICIDADE