Os dados de 2018 recolhidos pela Associação de Caminhoneiros de Ontário (OTA) aponta para um gigantesco buraco de 22.000 vagas em aberto espalhadas pelo país. E a expectativa é que a necessidade cresça a uma velocidade considerável, chegando a 34.000 empregos em 2024.
Para os analistas do setor, a culpa desse buraco é do envelhecimento da mão-de-obra. Mas o que surpreende nesta equação é a falta de interesse dos jovens canadenses por uma profissão que paga entre CAD$44.000 e CAD$110.000 (R$ 135.830,68 e R$ 339.576,69) — mais que a média dos ganhos de um professor, por exemplo, que segundo o site payscale.com fatura cerca de CAD$60.000 (R$ 185.223,65) por ano no país.
Outra vantagem da carreira é a facilidade para se qualificar. Apesar de o curso custar CAD$8.000 e não ser possível financiar o valor via OSAP (Ontario Student Assistance Program), o estudante está apto a dirigir grandes caminhões após apenas dois meses de treinamento e isso quer dizer que na ponta do lápis tudo sai bem mais barato e muito mais rápido que qualquer carreira de college. Isso sem falar na perspectiva imediata de contratação.
Mas se a lógica mostra que dirigir pode ser uma carreira promissora para os jovens, quem hoje chega de fato à boleia costuma ter entre 40 e 65 anos. Trata-se de gente à procura de uma segunda carreira e que o mercado recebe de braços abertos, mas a verdade é que o problema da aposentadoria não demora muito a reaparecer.
Por tudo isso, a OTA tem investido em seduzir as mulheres através de uma série de eventos. O esforço tem até dado certo e a presença feminina no setor até dobrou, mas mesmo assim ela é muito pequena, ficando em torno de 6% do total dos motoristas.
Características do mercado
- A profissão não é considerada high skilled e portanto não se encaixa no momento nos programas de imigração do governo. Isto dizer que há poucas chances de um experiente caminhoneiro estrangeiro conseguir imigrar assim.
- Os maiores parceiros comerciais do Canadá em termos de vai e vem de caminhão são os estados de Michigan, Califórnia e Texas e isso quer dizer viagens longas e muitos dias fora de casa.
- Embora no Canadá seja possível dirigir caminhão após os 18 anos, no país vizinho a idade mínima legal pula para 21 e muitas empresas, por precaução, só contratam quem já passou dos 23.
- A falta de motoristas de longas distâncias (long haul) é sentida em todo o país, mas é ainda mais pesada em Ontário que tem mais da metade de todas as transportadoras do Canadá.
Fonte: OI Canadá