13/09/2021 15h19

Aplicativo gratuito criado em SC quer prevenir suicídio em adolescentes

A plataforma acabou de entrar em funcionamento e forma grupos de participantes anônimos para responder questionário sobre o tema

PUBLICIDADE
Assistência Familiar Alto Vale
Campanha Setembro Amarelo (Foto: Reprodução / Dive-SC)

Campanha Setembro Amarelo (Foto: Reprodução / Dive-SC)

PUBLICIDADE
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

No setembro amarelo, dedicado a falar e prevenir o suicídio, uma iniciativa foi criada em Joinville, mas para beneficiar adolescentes de onde estiverem e não somente neste mês, mas sempre estará disponível.

 

É um aplicativo gratuito para tratar do assunto. A plataforma foi desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais, da Udesc de Joinville.

 

Chamado de “Follow U”, a ferramenta é uma plataforma gratuita que cria um grupo de adolescentes, todos anônimos e voluntários, que devem responder questões relacionadas ao suicídio, ganhando incentivos ao responder as questões. O importante é que todas as respostas são  acompanhadas, exclusivamente, por um profissional, responsável pelo grupo.

 

O professor da Udesc Joinville, Marcelo da Silva Hounsell, doutor em Engenharia de Manufatura que foi um dos orientadores do projeto em conversa declarou o motivo de ter uma plataforma nessa proporção.

 

Para ele, o perído da adolescência justamente traz dúvidas, mudanças e incertezas e nos últimos meses, mais a pandemia. “A dificuldade de manter a saúde mental dos adolescentes tem sido um grande desafio e isso tem aparecido, infelizmente, nas estatísticas de suicídio nessa faixa etária”.

 

O Follow U é resultado de três anos pesquisas em nível de mestrado do acadêmico Gabriel Conejo, sob orientação dos professores, Marcelo e Isabela Gasparini, doutora em Computação.

 

O desenvolvimento do app contou com a ajuda das psicólogas escolares, Caroline Jung, Marcilei Kraft Hounsell e Renata Beatriz Zanee Poiski que possuem experiência direta com estudantes do ensino médio em Joinville.

 

Para participar é preciso acessar um formulário de inscrição antes.


POR: SABRINA AGUIAR – ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
PUBLICIDADE