Rui Car
15/10/2021 14h20 - Atualizado em 15/10/2021 14h23

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou atividades alusivas ao Setembro Amarelo, em Taió

Objetivo da campanha foi abordar a conscientização sobre a prevenção do suicídio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

No mês passado, deu-se visibilidade à uma Campanha bastante pertinente junto aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): O Setembro Amarelo. O objetivo da campanha foi abordar a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

 

Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

 

A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 32 pessoas por dia tiram a própria vida. Surge então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e alinhada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz.

 

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas.

 

Faça parte desta causa!

 

E não se esqueça: A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em todos os meses do ano é fundamental!


Fonte: Prefeitura de Taió

Justen Celulares