Rui Car
16/06/2021 16h05 - Atualizado em 16/06/2021 16h13

Presidente Getúlio consegue prorrogação de prazo para obras de recuperação

Em viagem a Brasília na semana passada, a comitiva getuliense solicitou mais 60 dias para conclusão geral das obras de recuperação

Assistência Familiar Alto Vale
Presidente Getúlio foi uma das cidades mais atingidas pela enxurrada em dezembro do ano passado (Foto: CBMSC / Divulgação)

Presidente Getúlio foi uma das cidades mais atingidas pela enxurrada em dezembro do ano passado (Foto: CBMSC / Divulgação)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Prefeitura de Presidente Getúlio conseguiu, junto ao Ministério da Defesa Civil, o adiamento do prazo para finalização e entrega das obras de recuperação do município, realizadas após a enxurrada ocorrida em dezembro, com recursos da Defesa Civil Nacional. Em viagem a Brasília na semana passada, a comitiva getuliense solicitou mais 60 dias para conclusão geral das obras de recuperação.

 

As obras estão cerca de 95% concluídas. Porém, após 16 de junho, prazo final para utilização dos recursos, as metas não finalizadas, não poderão ter utilização de recursos da Defesa Civil Nacional.

 

“Estamos trabalhando incansavelmente para reconstruir o município e assim, poder utilizar os recursos vindos do Governo Federal. Mas, seis meses não são suficientes para recuperar aquilo que levou anos para ser edificado”, observa o prefeito Nelson Virtuoso.

 

Acompanhado do responsável pela gestão dos recursos da Defesa Civil no município, Edson José Staloch, e da engenheira responsável pelas obras, Gabriela Wollinger Arns, em audiência no Ministério da Defesa Civil com o diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, Paulo Roberto Farias Falcão, o prefeito apresentou ainda a necessidade de utilizar o dinheiro que restar, na recuperação da Serra do Urú.

 

A estrada é o principal acesso à localidade de Ribeirão Urú e não havia sido contemplada com recursos nacionais. Durante a enxurrada, houve deslizamento de encosta, fazendo desaparecer a estrada e causando a interdição total da via.

 

Participou também da audiência, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que esteve no município durante a catástrofe. Ele se comprometeu a prorrogar o prazo e orientou a Prefeitura a protocolar o pedido de recuperação da Serra do Urú, e a reforma de duas pontes de acesso ao bairro Índio Esquerdo, no sistema da Defesa Civil.

 

O prefeito avalia a ida a Brasília, fundamental para dar continuidade às obras de recuperação. Ele diz que além do adiamento do prazo para prestação de contas, outro ponto fundamental foi a permissão para poder utilizar os recursos na Serra do Urú. “Será uma obra cara e sabemos que o município não teria condições de arcar com mais essa despesa”, considera.

 

 

Nesta quarta-feira (16), faz seis meses que Presidente Getúlio sofreu a maior catástrofe da sua história. Em poucas horas o município foi devastado, o que gerou um prejuízo milionário. Desde aquela data, a Prefeitura trabalha na recuperação da cidade, utilizando recursos advindos da Defesa Civil Nacional, que disponibilizou cerca de R$ 16 milhões.



SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
Justen Celulares