Rui Car
25/02/2021 15h20 - Atualizado em 25/02/2021 16h44

“Estamos entrando em colapso”, diz Secretário de Saúde de SC

A mensagem foi enviada, via grupo de mensagens por redes sociais, na manhã desta quinta-feira (25)

Assistência Familiar Alto Vale
Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, vive o drama da lotação (Foto: Divulgação/HRSP)

Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, vive o drama da lotação (Foto: Divulgação/HRSP)

Delta Ativa

O Secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, está pedindo aos prefeitos que adotem medidas emergenciais para reduzir a circulação de pessoas em todo o Estado. A mensagem foi enviada, via grupo de mensagens por redes sociais, na manhã desta quinta-feira (25).

 

Motta confirmou à coluna a veracidade do conteúdo. Ele afirma que “estamos entrando em colapso” sobre a situação atual da pandemia de Covid-19 em Santa Cararina.

 

É a primeira vez que o Estado admite situação de colapso. Chama a atenção, entretanto, o pedido que Motta faz aos gestores municipais por “medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação de pessoas”.

 

Embora saibamos das características regionais diferenciadas, os indicadores apontam um agravamento estadual em ritmo acelerado para todas as regiões. E as medidas anunciadas pelo governo, na quarta-feira (24), poderiam ter ido nesse sentido, mas elas têm pouco poder para reduzir a propagação do vírus, segundo especialistas.

 

A sensação que dá é a de que nenhum gestor quer assumir a responsabilidade por restrições mais rigorosas, havendo a transferência da responsabilidade. As decisões precisam ser regionais ou estaduais. Pela gravidade do momento, o mais adequado, até para obter um resultado imediato, seria uma decisão estadual.

 

A aposta que o Estado faz é alta demais. E o risco de todos perderem é maior ainda. Os gestores serão responsabilizados pelo que fizeram ou deixaram de fazer.

 

Leia a mensagem enviada pelo secretário de Saúde André Motta Ribeiro:

 

Bom dia!

 

Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e , a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso!

 

Todos os esforços de Estado e municípios , até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença. Infelizmente, percebesse fenômeno similar no resto do País. Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento. Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas , mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações.

 

André Motta Ribeiro

Secretário de Estado da Saúde de SC


POR: RENATO IGOR – NSC TOTAL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

Justen Celulares